O Instituto Marista está em clima de celebração com a notícia do início do processo da causa de canonização do Ir. Basílio Rueda. Os trabalhos realizados pelo Tribunal Diocesano de Guadalajara (México) foram validados e concluídos pela Congregação para as Causas dos Santos durante Congresso em Roma, em 20 de dezembro de 2019.

Próximos passos

Concluído o processo diocesano da Causa do Ir. Basílio, inicia-se o processo romano, que consiste na nomeação de um Relator para a causa e na entrega ao Postulador  dos volumes da cópia pública dos atos do tribunal de Guadalajara (México), para que a Positio possa ser redigida para demonstrar a santidade da vida e das virtudes, assim como a reputação de santidade do Irmão Basílio.

O decreto de abertura do processo para a causa do Irmão Basílio foi assinado em Guadalajara em 7 de junho de 2004. Logo depois, em 19 de junho do mesmo ano foi constituído o Tribunal Diocesano, no Sacrário Metropolitano daquela cidade. Durante 02 anos, ouviu o depoimento de 42 testemunhas.

As Comissões de Censores Teólogos e de Historiadores, constituídas em 2007, tiveram que realizar um meticuloso e longo trabalho de investigação dos escritos publicados e inéditos do Irmão Basílio, cujo relatório entregaram ao tribunal em 2011. Dessa forma, a ata do tribunal, que atesta todo o trabalho realizado, foi apresentada em Roma, no dia 20 de abril de 2016.

Novas testemunhas

A Congregação para as Causas dos Santos, depois de ter analisado os atos do Tribunal Diocesano de Guadalajara, considerou que deveriam ser fornecidos mais alguns testemunhos provenientes do clero e de pessoas que não pertencem ao Instituto Marista. Para isso foi necessário constituir um novo tribunal que iniciou os seus trabalhos em 2017 para ouvir mais 21 testemunhas.

Posteriormente, no dia 9 de outubro de 2019, foi apresentada à Congregação para as Causas dos Santos a ata dos trabalhos deste Tribunal, conhecida como “processo suplementar”. Dessa forma, o decreto de validade publicado em 20 de dezembro confirma que o processo diocesano realizado em Guadalajara está concluído.

Sobre o Ir. Basílio

Ir. Basílio

Nasceu em 1924, em Acatlán de Juárez, México. Aos 17 anos ingressou no juniorado dos Irmãos Maristas de Tlalpán e fez a sua profissão perpétua em 1950. De 1967 a 1985 atuou como Superior Geral do Instituto Marista. Escreveu mais de 2500 páginas de circulares e mais de 50 mil cartas a amigos, sacerdotes, alunos e Irmãos. Em 1986 foi nomeado responsável do noviciado da Província de México Central e, convidado pelo Ir. Charles Howard, fez grandes esforços para o lançamento do Movimento Champagnat da Família Marista. De 1991 até 1996 foi o animador dos dois noviciados das províncias mexicanas e esteve sempre próximo aos jovens. O Ir. Basílio faleceu, em 21 de janeiro de 1996, deixando um grande legado aos Maristas de Champagnat.

A vida do Irmão Basílio pode e deve ser lida na autêntica doação ao Instituto Marista, a seus Irmãos, à Igreja e a todas as pessoas que tiveram a graça de conhecê-lo. Sua história está retratada em um dos livros da coleção Nossos Superiores Gerais, organizada pela PMBCS.

 

 

Oração para pedir a canonização do servo de Deus Ir. Basílio Rueda

Deus, Pai bondoso e misericordioso, concedeste ao teu servo,
Irmão Basilio Rueda Guzman,
um coração atento às necessidades dos demais,
uma devoção terna filial à nossa Boa Mãe,
uma grande paixão para anunciar o teu Reino.
Nós te damos graças pelo dom precioso da sua vida
à nossa Família Marista e à Igreja.

Nós te pedimos a graça
de que ele seja elevado às horas dos altares
e, permite-nos de invocá-lo em nosso favor
quando a doença e os problemas nos afligem.
E hoje, em particular, te pedimos por sua intercessão…

(dizer a graça que pedimos)

para que livres de todos os males,
possamos te louvar hoje e sempre.
Nós te pedimos por Cristo, teu Filho e nosso Senhor.

Amém
(Com a autorização do Vicariato de Roma)