Sob o lema “Cuidar e gerar vida Marista – Ano das Vocações Maristas”, de 6 a 11 de março de 2023, acontece o Encontro dos Provinciais e Superiores de Distrito, na Casa Geral do Instituto Marista, em Roma, na Itália. Estão presentes todos os líderes das 25 Unidades Administrativas do Instituto, dois Distritos e 23 Províncias. O Ir. Benê Oliveira, nosso Superior Provincial, é o representante da PMBCS. 

A saber, as atividades contam com a participação do Ir. Ernesto Sánchez, Superior Geral, e do Ir. Luis Carlos Gutiérrez, Vigário Geral. Eles destacaram que esse é um momento privilegiado de diálogo fraterno entre líderes, que se encorajam mutuamente na animação do Instituto. 

Encontro dos Provinciais e Superiores 2022Objetivos do encontro

Em primeiro lugar, a programação do evento tem o objetivo de retomar as cinco intuições de futuro definidas durante a Conferência Geral de 2022, partilhar experiências em relação a elas e as formas de colocá-las em prática.

  1. Espiritualidade
  2. Vocação Marista e corresponsabilidade
  3. Necessidades emergentes
  4. Família Marista Global
  5. Reconfiguração

Além disso, o encontro foi pensado com o intuito de partilhar o status da caminhada das Unidades Administrativas em relação ao Ano das Vocações Maristas; dialogar sobre alguns projetos atuais e de futuro dos Secretariados, em relação às intuições de futuro da Conferência Geral; tratar da realidade e dos Protocolos de Proteção da Criança do Instituto, da Missão Internacional, dentre outros.  

Destaques da programação

No primeiro dia, as atividades começaram com um debate sobre a Vocação Marista e como enfrentar o cenário que se apresenta como uma crise. Com a assessoria dos Irmãos Juan Miguel Anaya e Jesús Alberto Rodríguez Delgado, o grupo abordou questões canônicas. E na parte da tarde, o Ir. Ernesto introduziu o tema da espiritualidade, pensada como um tema transversal, que perpassa toda a semana.

O segundo dia e o terceiro tiveram como foco o tema da “reconfiguração”, com o auxílio do Ir. Josep Maria Soteras. Ele convidou os presentes a pensarem sobre o significado de se transformar, de mudar ou então de ir além da mudança. Com a condução dos Conselheiros Gerais Ben Consigli e João Carlos do Prado, foram apresentadas algumas experiências recentes de reconfiguração. A saber, também foram reservados encontros dos Superiores com os Secretários, para criar sinergia com os projetos que a Administração Geral está realizando. 

Na quinta-feira, as temáticas foram as necessidades emergentes, com a assessoria dos Irmãos João Carlos do Prado e Óscar Martín, ou seja, caminhos para reinventar criativamente os meios e as expressões da missão. Além disso, buscaram qualificar a presença Marista entre os pobres, priorizar a presença de Irmãos em situações de fronteira e favorecer uma presença significativa entre os jovens adultos, dando atenção, sobretudo, aos que estão longe da fé. O dia também contou com um período para discussão sobre a proteção da criança, com a orientação dos Irmãos Ben Consigli, Óscar Martín e Ken McDonald.

>>> Confira a galeria de fotos do encontro na página do Instituto Marista no Facebook

Ir. Benê - Encontro dos Provinciais e Superiores 2022Comentário do Superior Provincial

A partir das reflexões provocadas nesses dias, o Ir. Benê reafirma o importante papel dos líderes que participam da reunião: “Quando se pergunta qual é a missão dos Provinciais e qual é o seu papel no Instituto Marista, hoje, podemos responder precisamente que ‘Somos Líderes a Serviço da Família Global’, conforme programa do XXII CG. Esse posicionamento e programa de governo são importantes para o bom funcionamento do Instituto em todos os níveis de corresponsabilidade”. 

Por fim, em comunicado enviado aos integrantes da nossa Província, Ir. Benê escreve:

“A dinâmica dos Encontros Anuais dos Provinciais com o Superior Geral e o Conselho Geral nos torna companheiros de caminhada da governança do Instituto e cuidadores das relações mútuas pelos diversos serviços da Casa Geral: secretariados, economato, Formação, postulação geral, arquivos, comunicação, planejamento, comissões, etc.  

Os trabalhos têm sido intensos nesses dias para encontrar os melhores caminhos para o exercício de uma liderança profética e servidora no Instituto e nas Províncias. Muito relevantes são os trabalhos em torno às mesas de consenso, que sempre nos surpreendem pelas experiências de pluralidade, diversidade, internacionalidade e caminhos apostólicos percorridos por outras realidades da nossa Família Religiosa. Outra constatação bonita é que o nosso serviço se apóia na integração com os nossos pares, Provinciais e Superiores de Distrito, e com os coirmãos dos Secretariados, todos buscando a mesma direção, o mesmo horizonte e convergindo com estilos diferentes nas atividades, tarefas, etc., para desenvolver, cuidar e gerar vida marista, a fim de levar adiante a missão encarnada que nos é confiada nas diferentes Unidades Administrativas.  

Queremos continuar com a sintonia e a oração de todos para a graça do Espírito Santo e a proteção de Maria – Boa Mãe e de São Marcelino sobre esse importante evento do Instituto”.