Entre os dias 31 de janeiro e 5 de fevereiro de 2022, a cidade de Cochabamba, no centro da Bolívia, sediou a reunião dos Provinciais da Região América Sul. Bem como o encontro com os Noviços e seus Formadores. Sem dúvida, um momento marcante para a continuidade da missão marista.

Com alegria, nessa semana foi realizada a Celebração de Admissão de seis jovens brasileiros para o itinerário do Noviciado, ou seja, um marco do início da Vida Consagrada Marista para eles. A saber, os jovens são: Daniel (PMBCS), Thiago e José Francisco (PMBSA), Levy, Agostinho e Hiury (PMBCN).

“Rezemos por eles e seus Formadores. Assim, como Cristo retirou-se ao deserto em preparação para a sua vida pública e o início de Suas atividades messiânicas, o Noviço é convidado a retirar-se de si e das preocupações do cotidiano, para continuar o processo e a caminhada de conhecer-se, aceitar-se, superar-se, converter-se e preparar-se para a vida missionária marista. O Noviciado é um oásis no deserto da vida; ou melhor, é a água viva, que Jesus prometeu, para saciar toda sede. Dá-lhes, Senhor, a graça da perseverança!”
Ir. Benê Oliveira, fms

Em resumo, a etapa do Noviciado dura dois anos. Com o auxílio da comunidade formadora, o noviço discerne não somente o que Deus quer dele, mas também examina as suas motivações e aptidões.

Além disso, nosso Superior Provincial, Ir. Benê, destacou a belíssima decoração mariana preparada para a celebração, a fim de transmitir a mensagem de que “Nossa Senhora é a Boa Mãe dos Formandos e Formadores e os carrega nos braços e no coração”. 

Em seguida, confira fotos da Celebração de Admissão:

Quer saber mais sobre o que acontece com os jovens na Bolívia? Então, acesse as Crônicas do Noviciado de Cochabamba escritas pelo Ir. Otalivio Sarturi.