Honoris causa da PUCPR nos 60 primeiros anos de sua história: este é o título do novo livro do Ir. Clemente Ivo Juliatto, autor de dezenas de artigos e outras obras sobre educação. O lançamento foi realizado em um evento que celebrou os 90 anos do Círculo de Estudos Bandeirantes (CEB), no dia 12/09.

A abertura das festividades teve a presença do professor Waldemiro Gremski, presidente do CEB e reitor da PUCPR. O momento também foi marcado por uma homenagem ao Ir. Estevão Muller, que recebeu um diploma de associado benemérito do CEB.

As celebrações contaram ainda com uma exposição que retrata 90 anos da vanguarda histórica e cultural do Paraná, que ficará aberta para visitação até 14/10. E uma mesa redonda intitulada “História dos intelectuais e história do Paraná na primeira metade do século XX”, composta por Dom Pedro Fedalto (arcebispo emérito de Curitiba), Waldemiro Gremski (reitor da PUCPR), Ricardo Marcelo Fonseca (reitor da UFPR), Maria Silvia Bacila (Secretária Municipal de Educação) e Ir. Clemente Ivo Juliatto (reitor emérito da PUCPR).

Lançamento do livro do Ir. Clemente Ivo JuliattoTrajetória do autor do livro

Ir. Clemente Ivo Juliatto iniciou suas atividades administrativas e acadêmicas na PUCPR em 1975, onde exerceu os cargos de vice-reitor comunitário, pró-reitor de planejamento, assessor da Reitoria, vice-presidente da então Sociedade Paranaense de Cultura, docente no Mestrado em Educação e reitor (1998 a 2013). Atualmente, é reitor emérito. 

Sobre o CEB

O Círculo de Estudos Bandeirantes (CEB) foi criado em 1929, com a finalidade de incentivar o estudo, a pesquisa e a divulgação da cultura nacional e paranaense. Logo atingiu seu objetivo e tornou-se uma importante referência intelectual e cultural. Anos após sua fundação, o CEB contribuiu para formar as duas mais importantes Universidades do Estado: a Federal e a Católica.

A Federal recebeu dos Irmãos Maristas a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Paraná, criada pelos bandeirantes do CEB. Era o que faltava para constituir-se, em 1950, na UFPR, a primeira Universidade do Paraná. A Católica teve a nova Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Curitiba, fundada na sequência, na sua origem, em 1959. 

Além de oferecer palestras, encontros, grupos de estudos, cursos e apresentações culturais, o CEB mantém a Revista do Círculo de Estudos Bandeirantes, cujo primeiro número foi publicado em 1937.