O Irmão Francisco Rivat foi o sucessor direto de Marcelino Champagnat à frente do Instituto Marista. Sendo assim o nosso primeiro Superior-Geral, de 1839 a 1860. Com o intuito de divulgar a vida e a obra deste exemplo de dedicação à missão, cujo processo de canonização está em andamento, a Sala Champagnat da Casa Geral, em Roma, está sediando uma exposição em sua homenagem

A mostra foi organizada pelo Postulador Geral do Instituto, o Ir. Guillermo José Villarreal Cavazos. A saber, a inauguração aconteceu no dia 10 de fevereiro, com a presença do Ir. Ernesto Sánchez, nosso atual Superior-Geral, dos conselheiros-gerais, Irmãos e leigos. E a visitação ficará aberta ao público até abril.

Testemunha de Champagnat

“O Ir. Francisco, junto com outros, é um modelo Marista para aprofundar nossa espiritualidade. Sua vida nos mostra a espiritualidade Marista e a relação com Deus. Ele pode dar testemunho do que Marcelino queria de nós”, disse o Ir. Guillermo, durante o evento de abertura da exposição.

De acordo com o Ir. Ángel Ignacio Martínez, autor das oito telas expostas, a inspiração teve início enquanto vivenciava o curso “Amanecer”, na Casa Geral, em 2019. Naquela ocasião, ele se deparou com cartazes sobre a peregrinação “Romeros com o Irmão Francisco” e quis ajudar a divulgar sua história.

>>> Assista ao vídeo com a explicação do Ir. Ángel sobre as obras (em espanhol).

Angel_Ignacio_Martinez_quadros

Mais conhecido e amado

O Ir. Antonio M. Estaún que exercia o papel de Postulador Geral anteriormente e é um profundo conhecedor da biografia do homenageado – comentou sobre o aspecto inovador das pinturas ao retratarem facetas pouco conhecidas do Ir. Francisco até então. 

“Agradeço cordialmente ao Ir. Guillermo Villarreal por me ter convidado a participar deste evento que destaca as qualidades artísticas do Irmão Angel e a figura do Irmão Francisco, que recebe assim um novo destaque na divulgação de sua reputação de santidade através do caráter heróico de suas virtudes. Este será sem dúvida outro marco no caminho pelo qual a Postulação está promovendo a proximidade do Irmão Francisco aos Irmãos e leigos do Instituto para que ele seja mais conhecido, mais amado e mais fervorosa e insistentemente invocado”, afirma Ir. Antonio Estaún. 

Contribuição da PMBCS

O Irmão Estaún reconheceu a contribuição da Província Marista Brasil Centro-Sul na divulgação e aprofundamento dos estudos sobre o Irmão Francisco. Isso porque, enquanto atuava como Superior Provincial, o Ir. Joaquim Sperandio e seu Conselho aprovaram a criação de uma comissão de pesquisadores do Patrimônio Histórico e Espiritual Marista (PHEM), formada por Irmãos e Leigos, com a finalidade de estudar o Ir. Francisco. Sem dúvida, uma empreitada difícil. Mas também muito relevante.

O grupo foi liderado por Fabiano Incerti, diretor do Instituto de Ciência e Fé da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e por João Luis Fedel Gonçalves, do então Setor de Vida Consagrada e Laicato. A equipe contou com a supervisão e orientação do Irmão André Lanfrey por alguns meses.

O resultado da primeira etapa desses estudos culminaram na publicação do livro “Mística, sabedoria e autoridade no século XIX – Estudo sobre o Irmão Francisco, primeiro Superior Geral dos Irmãos Maristas”, publicado pela PUCPRESS em 2017.

Atualmente, as reuniões do Laboratório Irmão Francisco acontecem quinzenalmente. Entre os projetos sob sua responsabilidade estão as traduções das Cartas pessoais do Irmão Francisco, bem como dos Seminários realizados pelo Irmão Lanfrey, em 2017.

Por consequência do aniversário da morte do Irmão Francisco em 2020, o site do Instituto Marista começou a publicar algumas imagens dele em três momentos de sua vida (25-40 anos, 40-50 anos e mais de 60 anos de idade). Três artistas do Câmpus Curitiba da PUCPR contribuíram na produção dessas imagens.

Mesmo durante a pandemia de Covid, o Memorial Marista realizou duas oficinas online sobre o Irmão Francisco, abordando sua espiritualidade e gestão à frente do Instituto Marista.

“Muito bom saber que o trabalho realizado pelas pesquisas e atividades do Laboratório Francisco Rivat de Curitiba está dando frutos e que tem ficado patente a grande riqueza do legado do Ir. Francisco para o PHEM e para o Instituto”, conclui o Ir. Benê Oliveira, Provincial da PMBCS.

 

Leia também

>>> Liderança: ensinamentos do Ir. Francisco na Oficina do PHEM 2022 (marista.org.br)

>>> Celebração da memória do Venerável Irmão Francisco Rivat (marista.org.br)

>>> Saiba mais sobre o papel dos primeiros Superiores Gerais na gestão do Instituto Marista – Província Marista Brasil Centro-Sul

>>> Publicação do Memorial Marista destaca o papel dos primeiros sucessores de Champagnat – Província Marista Brasil Centro-Sul