A primeira Assembleia do ano do Episcopado Paranaense foi realizada entre os dias 8 e 12 de fevereiro, em Arapongas (PR), na Diocese de Apucarana, e contou com a presença do Irmão José Augusto Wendler (Gutto), atual Vice Coordenador, da Conferência dos Religiosos do Brasil – Regional Paraná (CRB – PR).

Os trabalhos foram iniciados com a Oração da Hora Nona, momento em que os bispos colocaram suas atividades sob a luz de Deus. Em seguida, a pauta do dia avançou com a visita da presidência da CRB-PR, representada pelo Ir. Gutto. Durante sua intervenção, ele destacou o papel essencial da Vida Religiosa Consagrada no Paraná e a celebração dos 70 anos da presença dessa missão no estado.

Segundo o Ir. Gutto, participar da Assembleia dos Bispos como coordenação da CRB, junto com o Padre Ildefonso, foi uma oportunidade valiosa para compartilhar os avanços e desafios enfrentados. “Este momento junto aos Bispos nos permitiu reafirmar nosso compromisso de animar a vida religiosa consagrada no Paraná. Eles reconhecem e valorizam o trabalho que a Vida Consagrada presta ao Povo de Deus. É essencial caminharmos juntos, conscientes dos desafios, especialmente vocacionais, mas também louvando o Senhor pelo testemunho de fé e dedicação”, afirma.

A Assembleia reuniu arcebispos e bispos de todo o Paraná, o administrador diocesano de Campo Mourão (PR), padre Genivaldo Barbosa, o presidente da Comissão Regional de Presbíteros, padre Edson da Silva Zamiro, e o secretário executivo da CNBB Sul 2, padre Valdecir Badzinski. Durante os dias de encontro, os bispos participaram da celebração dos 60 anos da Diocese de Apucarana, da 6ª Romaria Diocesana e de um momento especial com o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro.

Ao longo da Assembleia, foram debatidos temas essenciais para a missão da Igreja no Paraná, incluindo o turismo religioso e os desafios pastorais. A participação do Ir. Gutto e da CRB-PR fortaleceu a parceria entre o episcopado e a Vida Religiosa, reafirmando a importância da presença consagrada na evangelização e nas diversas frentes de atuação social da Igreja.

A Assembleia foi concluída na manhã do dia 12 de fevereiro, com a celebração da Santa Missa. O arcebispo de Londrina e presidente da CNBB Sul 2, Dom Geremias Steinmetz, fez uma avaliação positiva do encontro, destacando os temas abordados e os encaminhamentos futuros para a Igreja no Paraná.

Acesse a matéria na íntegra AQUI!