A Província Marista Brasil Centro-Sul celebra o êxito da defesa do doutorado do Ir. João Carlos do Prado, que atua como Conselheiro-Geral do Instituto Marista, em Roma. Ele obteve o título de Doutor em Filosofia, na St. Mary’s University, em Twickenham (Londres), Inglaterra.

A tese tem como título: “Revitalizando a liderança global, profética e colaborativa e o carisma do Instituto dos Irmãos Maristas: Desafios e Oportunidades”

Em síntese, a pesquisa representa uma exploração dos elementos essenciais para que o Instituto dos Irmãos Maristas possa formar líderes proféticos e colaborativos que contribuam para a vitalidade e continuidade do carisma marista.

Para isso, o estudo examina o papel de liderança global que o Conselho Geral desempenha – seja como promotor, seja como facilitador da formação de líderes em nível global – para garantir a formação de líderes com essas características. Além disso, identifica as atuais forças, desafios e oportunidades nos processos de formação de líderes Maristas.

História, presente e passos futuros

A fundamentação do trabalho revisitou a liderança de Marcelino Champagnat na fundação do Instituto dos Irmãos Maristas. Assim como o carisma marista e os conceitos e a formação de uma liderança global, profética e colaborativa.

A saber, a tese consiste em um estudo de caso de métodos mistos. Por isso, Ir. João Carlos empregou vários processos de coleta e análise de dados, tanto quantitativos quanto qualitativos. A pesquisa contou com um questionário online quantitativo e qualitativo, respondido por 57 participantes (Irmãos e Leigos Maristas), representando 26 Unidades Administrativas dos cinco continentes e do Secretariado Ampliado de Leigos. Além disso, os membros do Conselho Geral do Instituto Marista participaram de entrevistas presenciais semiestruturadas.

O estudo determina que, embora tenham sido feitos progressos, o tema da liderança Marista ainda precisa ser fortalecido. Ademais, confirma a necessidade de reforçar ainda mais a partilha do conhecimento, visão e direção do futuro do carisma Marista entre os líderes, e especialmente os Leigos. Assim como de assegurar o cuidado espiritual, o acompanhamento e o fortalecimento de seus processos de formação.

Por fim, o Ir. João Carlos conclui advogando para facilitar a formação de líderes globais proféticos e colaborativos por meio do fortalecimento da comunhão e corresponsabilidade de Irmãos e Leigos pelo carisma marista. Bem como a necessidade de definir seu lugar e papel na vida e missão Maristas.

Estudo e missão

De acordo com o Ir. João Carlos, um dos maiores desafios foi conciliar a missão de Conselheiro-Geral com a dedicação ao doutorado. A princípio, sua opção era a de realizar o curso em meio período, com seminários, webinars, supervisão online, bem como algumas visitas esporádicas ao campus da Universidade, em Londres. No entanto, as circunstâncias dos últimos dois anos trouxeram um novo cenário nesse sentido.

“Com a chegada da pandemia, forçosamente ficamos quase dois anos em Roma, sem podermos viajar. Todo o acompanhamento das Províncias era feito online.  Isso possibilitou que eu pudesse dedicar-me mais ao doutorado e concluí-lo antes do tempo que estava previsto no modo part-time. Por isso, a Universidade mudou o meu status para full-time e, assim, pude defender a minha tese no dia 14 de setembro deste ano”, conta o novo doutor.

Abrindo portas e rompendo fronteiras

Em segundo lugar, havia o desafio de realizar o doutorado em língua inglesa, ao mesmo tempo em que o Irmão vivia em um contexto multilinguístico. “Quando se está vivendo em um país de língua inglesa, tudo é melhor. Pois se encontra imerso no contexto da língua. No meu caso, na Casa Geral, o desafio era focar no inglês num contexto em que diariamente a comunicação se dá em espanhol, italiano, português e inglês. E o acompanhamento a algumas Províncias também em francês. Neste sentido, contei com o apoio dos Irmãos do Conselho-Geral de língua inglesa que me ajudaram na revisão de meus textos. Além disso, o acompanhamento dos webinars e supervisões foram sempre ocasiões para seguir aperfeiçoando a língua”, observa.

Dessa forma, os conhecimentos acadêmicos se mesclam com as vivências em comunidade e ajudam a vislumbrar melhorias e horizontes para o seguimento da missão.

Palavras do Provincial

O Ir. Benê Oliveira, Superior Provincial da PMBCS, celebra a nova conquista do Ir. João Carlos. “É realmente, um afortunado privilégio chegar a estudos mais avançados. Estamos igualmente felizes com ele pela boa nova do coroamento da dissertação de doutorado e que lhe rendeu muito enriquecimento pessoal, acadêmico e em prol da missão no Instituto e na PMBCS”.

>>> Leia também: Liderança Marista é foco de livro lançado pelo Instituto Marista e revisado por especialistas da PMBCS