Ir. Valdecir Oliveira dos AnjosNo dia 16 de fevereiro, na Capela Mãe da Misericórdia, em Curitiba (PR), ocorreu a Celebração Eucarística da Primeira Profissão Religiosa do Ir. Valdecir Oliveira dos Anjos.

A celebração foi conduzida por seu primo, Padre Mauro, e contou com a presença de seus familiares, dos Irmãos Maristas e de colaboradores da Organização Religiosa.

Entre os Irmãos,  estiveram o Ir. Provincial, Vanderlei Siqueira, Ir. Afonso Levis, seu mestre formador, e Ir. José Aderlan, sua primeira referência de Irmão Marista.

Durante seu período do Noviciado, o Ir. Valdecir, acompanhado pelo Ir. Afonso Levis e pela comunidade do CMC, aprofundou-se no carisma marista, na tradição histórica e espiritual da congregação, na vida e obra de Champagnat e na devoção mariana. Com esta profissão religiosa, ele ingressa  na fase do Pós-Noviciado, dando continuidade à sua caminhada vocacional.

Outro momento marcante da celebração foi a acolhida de três jovens no Pré-Postulado: Afonso Biaobock, Felipe Pasquoto e Danilo Xavier. Enquanto Afonso e Felipe estarão em Itapejara D’Oeste, sob a formação do Ir. Alison Humberto Furlan, Danilo viverá junto à comunidade Marista de Maringá.

Depoimentos

O Ir. Valdecir agradeceu a Deus por viver esse momento na congregação e afirmou se entregar totalmente a Sua vontade.  “Como diz o Evangelho, Deus chama quem quer, como quer, quando quer e onde quer. Eu aceitei com alegria o chamado de Deus.”

Seu primo, Pe. Mauro, ressalta que a coragem de seguir a Cristo  é ser um sinal de esperança do Reino no mundo. “O Reino de Deus é diferente da lógica do mundo. Aprenda a ver a ação de Deus nas contrariedades de sua vida”.

Já o Ir. José Aderlan lembra que ele foi o primeiro Irmão que Valdecir conheceu e quem primeiro iniciou um acompanhamento vocacional. “Foi uma alegria participar desta celebração tão importante para o Irmão e para a Província.  Louvo e agradeço a Deus pelo caminho percorrido pelo Irmão. Por isso, minha experiência foi de gratidão ao testemunhar sua entrega generosa ao Instituto.

Por fim, o Ir. Vanderlei Siqueira traz uma fala do Papa Francisco que nos recorda que, por meio dos três votos, os Irmãos são chamados a ser luz para o mundo. “Ir. Valdecir, você nasceu em Alto Alegre. E já que estamos falando em alegria, deixo como mensagem o desejo de que leve consigo a alegria por seguir a Cristo. A tristeza não tem lugar na Igreja. Alegrai-nos todos pela beleza da vida religiosa consagrada”.

Próximos passos

O Ir. Valdecir segue sua Missão de testemunhar a alegria do Evangelho, acolhendo, escutando e sendo presença fraterna junto àqueles que o cercam, na Comunidade Santa Mônica, em Ponta Grossa (PR).

Ir. Valdecir Oliveira dos Anjos

Nascido em Alto Alegre, São Paulo, em 16 de janeiro de 1958, Valdecir é o sexto filho de Raimundo Oliveira dos Anjos, operário, e de Laura Batista Duarte, dona de casa, já falecidos. Ainda criança, mudou-se para São Paulo, na Zona Leste, com os pais e os nove irmãos: Alzira, Valdemar, Isabel, Izanete, Valdir, Ivair, Valdemir, Valmir e Vanderlei. Criado em uma família católica, fez parte do grupo de jovens da Paroquia São José de Vila Zelina.

Graduou-se em Filosofia, História e Pedagogia, e fez pós-graduação em Estudos de Problemas Brasileiros, pela Universidade Mackenzie. Além disso se especializou em temas de ensino: Alfabetização e Letramento; Atendimento Educacional Especializado em Educação Infantil e Anos Iniciais; Atendimento Especializado e Sala de Recursos Multidisciplinares; Biblioteconomia e Gestão de Bibliotecas Escolares e Institucionais.

Fez seu percurso profissional na Educação Básica. Foi professor no Ensino Infantil, Fundamental I e II e Ensino Médio. Atuou como coordenador pedagógico do ciclo I e na formação de professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Foi professor concursado em Filosofia no Estado de São Paulo e diretor de Escola até ser aposentado no cargo em 2016.

Em seu caminho vocacional, Valdecir esteve com os monges do Mosteiro de São Bento de São Paulo, onde permaneceu por dois anos. Em 2021 tomou a decisão de seguir processo de discernimento para a vida religiosa Marista, cujo carisma é a educação de crianças e jovens. Fez o Aspirantado em Itapejara D’Oeste, Paraná. No ano seguinte, integrou a Comunidade do Postulado, em Curitiba. Em 15 de agosto de 2023, na solenidade da Assunção de Maria e Dia do Marista, foi admitido ao Noviciado na comunidade do CMC.