Presidente do Grupo Marista reflete sobre características importantes em cargos de gestão

“É na jornada contínua que nos tornamos líderes”. A afirmação faz parte da reflexão escrita pelo Ir. Vanderlei Siqueira, presidente do Grupo Marista, convidado a compartilhar seu depoimento a respeito da temática liderança Marista.

O convite foi feito pela PMBCS na ocasião da participação do Irmão no curso Liderança Servidora e Profética, promovido pelo Governo-Geral do Instituto Marista , em parceria com a PUCRS, entre os dias 3 e 14 de outubro. Segundo ele, foi um tempo qualificado de reflexão, trocas e aprendizados com outros 60 líderes maristas, vindos de 18 países.

“Começo, então, contando assim essa história por acreditar que o curso ressalta importantes qualificativos que mostram a essência da liderança Marista, dos quais gostaria de destacar três deles que tenho procurado vivenciar na minha caminhada: serviçal, profética e inovadora”, destacou em sua reflexão.

A saber, Vida Consagrada Marista é uma das Prioridades do Triênio. A partir dessa prioridade, uma das premissas é a maior presença dos Irmãos nas Frentes de Missão, com engajamento e compromisso.

Assim sendo, ter Irmãos em cargos de gestão é algo que está muito relacionado com o fato de cada um aceitar convites e oportunidades, conforme destacou Ir. Vanderlei em seu testemunho. Ele conta que desde muito cedo experimentou o exercício da liderança e que por isso sabe que não é de um dia para o outro que a transformação acontece. Da mesma forma, não é um diploma que é capaz de promover essa mudança de status.

 

Características da liderança Marista

Em seu testemunho, ele aponta as características essenciais dos líderes Maristas. A começar pela liderança serviçal, que deve ter como fundamento a presença de Jesus entre pessoas e gestos.

“Não é difícil identificarmos exemplos de liderança serviçal no dia a dia da missão Marista que testemunham essa perspectiva. Esses líderes têm em comum a centralidade nas pessoas, a escuta atenta, a facilidade para compartilhar o poder, o posicionamento das necessidades dos outros em primeiro lugar e a disponibilidade para ajudar as pessoas a se desenvolver e ter o melhor desempenho possível”, destacou.

Partindo para a segunda característica dos cargos de gestão marista, um dos grandes desafios e ao mesmo tempo uma potencialidade da liderança profética é o conhecimento da complexidade da situação em que a ela é exercida. “Nesse sentido, a espiritualidade apresenta-se como um lugar potente de sintonia entre os apelos da realidade e a escuta da vontade de Deus, provendo-nos luz e esperança na caminhada”, refletiu.

Por fim, o terceiro qualificador que complementa a liderança servidora e profética e que o Irmão Vanderlei busca incentivar a partir da presidência do Grupo Marista é a inovação. “A liderança inovadora, fundamentada nos valores do serviço e da profecia, tem como base uma ideia bastante atual: o direito de liderar deve ser conquistado, não pode ser conferido. Se ganhamos a confiança dos membros de um grupo, eles nos permitirão liderar. No entanto, se é pouca a confiança que merecemos como líderes, nossa autoridade será questionada”.

Vale ressaltar que acima de todos os pontos destacados, no universo Marista, tem-se como exemplo inspirador a forma de liderança de Marcelino, que teve a presença significativa como valor fundante.

Quer conhecer mais pontos da reflexão enviada pelo presidente do Grupo Marista? Clique e confira na íntegra o testemunho do Irmão Vanderlei.