A Província Marista Brasil Centro-Sul celebra a conclusão do mestrado do Ir. Alison Furlan, que defendeu sua dissertação intitulada “Teologia Conciliar dos Carismas na Vida Consagrada: sua recepção nos Governos Gerais do Irmão Basilio Rueda – FMS”, no dia 27 de fevereiro. 

A pesquisa foi desenvolvida pelo Programa de Pós-graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). A banca examinadora foi composta pelo Pe. Marcial Maçanero (orientador), pela professora Andréia Cristina Serrato e o Irmão Afonso Murad. 

Defesa de mestrado do Ir. Alison Furlan na PUPCRSobre a escolha do tema do estudo, Ir. Alison conta: “Desde a graduação e especialização na área da Teologia, alguns temas eram recorrentes. Muito se falava da mudança que trouxe o Vaticano II à Igreja e consequentemente à Vida Religiosa. Enquanto que na caminhada Marista algumas personalidades, como a pessoa do Irmão Basilio Rueda, também me eram caras. Na possibilidade de continuar meus estudos, agora no mestrado, tive a possibilidade de pesquisar a recepção do Vaticano II no Instituto Marista, por meio do que o Concílio havia proposto e produzido à Vida Religiosa. E é nesta perspectiva que surge o Irmão Basilio Rueda, eleito como Superior Geral logo após o encerramento Concílio, para receber toda essa proposta e a implementar na vida Marista. O que, por fim, se tornou uma empolgante pesquisa, que possibilitou um belo trabalho escrito, maior conhecimento e aprofundamento, tanto na Vida Religiosa quanto na vocação à vida Marista”.

Defesa de mestrado do Ir. Alison Furlan na PUPCRIrmão Basílio Rueda: um exemplo para nos inspirar

Com os anos de estudos para o mestrado, Ir. Alison teve a oportunidade de se aproximar da pessoa e da obra do Irmão Basilio. “Já o respeitava e o reconhecia como um célebre Marista Champagnat, mas as leituras e aprofundamentos de sua pessoa me fazem, hoje, vê-lo como um santo marista. Toda a dedicação na escrita das Circulares, na visita a todas as províncias do mundo, nas pregações dos retiros de renovação, na volta às fontes, a recepção das angústias do Instituto naquele tempo que foi tão conturbado… Seriam muitos os exemplos”, destaca.

A partir da leitura sistemática de alguns de seus textos, o pesquisador encontrou sete temas recorrentes, que apresentou como integrantes do plano de governo do Irmão: a oração, a comunidade, o apostolado, a caridade, Maria, os Votos Religiosos e o testemunho. “Sendo que a insistência no testemunho; no testemunhar o que se vive e o que se prega, me inquietou pela relação com o documento Perfectae Caritatis: ‘Lembrem-se, porém, os religiosos que o exemplo da própria vida é a melhor recomendação do seu Instituto e um convite a abraçar a vida religiosa’ (PC 24)”, observa.

Defesa de mestrado do Ir. Alison Furlan na PUPCR A notícia sobre o andamento do processo de canonização do Ir. Basilio chegou alguns dias após o agendamento da defesa desta pesquisa. O que, de início, aparentava não ter nenhuma relação direta, tornou-se mais um motivo de celebração. “No dia da banca, foi central e de muito orgulho, como Marista, falar desse coirmão num ambiente universitário, ainda mais sabendo da sua intercessão para com nós que aqui estamos, continuando a obra de Champagnat”, afirma Ir. Alison.

Mensagem do Superior Provincial

Em comemoração à data especial, Ir. Benê Oliveira, Superior Provincial da PMBCS, escreveu: “Parabéns, Alison, pela ousadia de um mestrado em Teologia, por conduzi-lo de forma acadêmica e com forte base de reflexão teórica comprometida com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre um tema de relevância para a Igreja, para o Instituto Marista, para os programas de formação da nossa PMBCS. Esse trabalho, seguramente, representa uma excelente contribuição e homenagem ao Ir. Basílio Rueda, no marco do início do Processo Romano da Canonização dele junto à Santa Sé, Vaticano”.