Uma das Prioridades do Triênio tem como objetivo fortalecer os processos de Animação Vocacional em todos os campos de atuação (digital, acompanhamento, Igreja e unidades), Núcleos de Identidade, Missão e Vocação (NIMVs), Frentes de Missão e comunidades de Irmãos. Tudo isso com o intuito de estimular uma cultura vocacional capaz de despertar novas vocações e animar a vocação do Irmão Marista.

Nesse sentido, o programa “Irmão da Vez”, desenvolvido pela equipe de Animação Vocacional da Organização Religiosa da PMBCS, tem como objetivo apresentar qual é a missão de um Irmão Marista, como são as atividades que ele desempenha no dia a dia, quais são as etapas de sua jornada de formação, entre outros aspectos de sua vida. 

O Irmão da Vez

Estreia

A estreia do programa, em formato de live, foi veiculada no Youtube do Farol 1817 no dia 26 de maio de 2021. O primeiro episódio contou com a presença do Ir. Joaquim Sperandio, que já foi Superior Provincial da PMBCS e abordou o tema “Desmistificando a vida religiosa Marista”.

De acordo com Volnei Rafael Sevenhani, coordenador de Animação Vocacional da Organização Religiosa da PMBCS, o programa Irmão da Vez é bastante significativo. Principalmente diante de um cenário de crise vocacional, no qual há poucas pessoas que respondem positivamente ao chamado de Deus. Dessa forma, o programa é uma oportunidade de tornar conhecida a vida do Irmão Marista e chamar novas vocações.

Resultados

Volnei comemora os resultados dessa iniciativa. Ele percebe um grande impacto desse programa, especialmente junto aos colaboradores da PMBCS. “Muitos não conheciam de maneira profunda a vida do Irmão Marista e tendo mais conhecimento dessa vocação, podem anunciá-la, lá onde estão, seja no colégio, corporativo ou hospital”, explica.

Novos formatos

Atualmente, a equipe da Animação Vocacional tem ousado em novos formatos, contando com a participação de plateia nas gravações do programa. De acordo com Luci Paisan, uma das espectadoras do último episódio, o programa é muito divertido e fala da vida do Irmão de uma maneira bastante acessível. “Eu gostei muito e recomendo”, afirma.

O “Irmão da Vez” tem proporcionado, mensalmente, momentos leves de conversa, para que os próprios Irmãos possam responder às dúvidas mais frequentes sobre a vida religiosa Marista. E, além disso, falem de que maneira colocam em prática essa escolha de projeto de vida, de entrega e de amor ao próximo.

Conheça o programa

Os episódios do “Irmão da Vez” podem ser conferidos no canal do Youtube do Farol 1817

Quer saber mais sobre as Prioridades do Triênio? Acesse a nossa página especial.