A vida de quem escolhe ser Irmão Marista ganha o bonito propósito de tornar Jesus Cristo conhecido e amado, bem como de contribuir para a formação de crianças e jovens. Tudo isso do jeito de Maria, a Boa Mãe, que ilumina o caminhar. Sem dúvida, os 82 anos de idade do Ir. Ilário Caresia (1940-2022), sendo 64 deles de Vida Consagrada Marista, representam uma graça de Deus. Chamado divino somado à dedicação do Irmão ao Carisma e à vontade de ser farol de esperança no mundo. 

Por isso, para homenageá-lo e honrar sua história, relembramos um pouco de sua trajetória.  

Caminhada do Ir. Ilário

O Ir. Ilário nasceu no dia 29 de julho de 1940, em Rodeio (SC). Era filho de Manoel e Maria Caresia.

Entre os anos de 1962 a 2021, exerceu diversas atividades em prol da missão. Sobretudo, como professor e formador. Em 1987 e 1988, viveu em Roma, na Itália, com foco nos estudos em Mariologia.  

Como educador Marista, Ir. Ilário atuou nos Colégios Marista Nossa Senhora da Glória (São Paulo – SP), Marista de Cascavel (PR), Nossa Senhora do Carmo (São Paulo – SP) e como missionário no Ginásio Estadual Santo Agostinho, em Lábrea (AM).

E nas seguintes casas de formação: Juvenato São José de Brodówski (SP), Juvenato Marcelino Champagnat de Maringá (PR), Postulado Marista de Ponta Grossa (PR), Juvenato Marista de Londrina (PR), Noviciado Maria Mãe da Igreja Campinas (SP) e Centro Marista de Formação de Jaraguá do Sul (SC). Ademais, foi Superior das Residências da Comunidade Marista de Itapejara D’Oeste (PR) e de Maringá (PR). 

No último ano, morou na Residência Marista São José, em São José dos Pinhais (PR). Faleceu no dia 22 de novembro, em Curitiba, como consequência de duas paradas cardíacas. A saber, a missa de corpo presente foi realizada na Comunidade Marista São José. Seguida do sepultamento no Jazigo dos Irmãos Maristas, no cemitério Pedro Fuss, em São José dos Pinhais (PR).

>>> Confira a tabela com as atividades apostólicas exercidas pelo Ir. Ilário, ano a ano.

Devoto da Boa Mãe

De acordo com o Ir. Benê, os santos testemunharam e escreveram que a “Ave-Maria” é a porta do Paraíso e que os devotos de Nossa Senhora se salvam na hora da morte. “O querido Ir. Ilário Caresia — grande devoto, estudioso da vida de Maria e professor de Mariologia — partiu em paz na companhia da Boa Mãe, a quem amou, serviu e divulgou como caminho para Jesus”, escreveu. 

Nesse sentido, nosso Superior Provincial também recorda um ensinamento de São Francisco de Assis, com quem aprendemos que “a morte e a vida não são contrárias, mas irmãs, e que a reverência à vida exige que sejamos sábios para permitir que a morte chegue quando a vida deseja partir”