Com o intuito de reunir Irmãos que fizeram seus votos finais nos últimos cinco anos, o Instituto Marista promove o Programa Gier. A organização da atividade cabe ao Secretariado dos Irmãos Hoje. E faz parte das ações de formação permanente em prol da Vida Consagrada.  

A edição de 2022 se deu entre os dias 1 e 30 de junho. Os primeiros 15 dias de atividade foram em Roma, na Itália. Posteriormente, a segunda parte teve como sede l’Hermitage, na França. Ou seja, um mês inteiro dedicado à vivência de uma forte experiência comunitária entre Irmãos de faixa etária e etapa de vida semelhantes. 

 

Fraternidade e espírito de família

Ao todo, eram 22 participantes de diferentes unidades administrativas e 16 países. Entre eles, estava o Ir. Miguel Fernandes Ribeiro, da nossa Província.

 

“Uma das experiências mais significativas nessa vivência foi a receptividade/acolhida de todos os Irmãos ali presentes. O espírito de família vivido num grupo tão heterogêneo, de culturas e línguas distintas me mostrou a força/beleza da fraternidade, valor muito importante para a Vida Religiosa Consagrada. Percebi unidade na diversidade, experienciei o que nos diz nossas Constituições, somos: “diferentes e complementares”, conta.

 

Entre conversas em português, espanhol, francês ou inglês, certamente não faltou fraternidade. Afinal, um dos objetivos do Programa também é fortalecer a caminhada como uma família carismática global.  

 

Cuidado com as vocações e amor pela missão

Coincidindo com o Ano das Vocações Maristas, o Programa Gier visa ajudar o Irmão jovem a redescobrir a paixão original que o inspirou a ser um religioso consagrado. Como resultado desta redescoberta, há um compromisso renovado na sua vocação de vida. Bem como na vitalidade do Instituto.

 

“Meu coração bate mais forte quando falo em identidade, missão e vocação. Me sinto inspirado a estar a serviço da Missão, entregando-me com amor e generosidade. Motivado a partilhar os aprendizados com os Irmãos Leigas e Leigos e viver de forma mais profunda essa “irmandade” (brotherhood – expressão muito falada no encontro), de ser um Irmão para os Irmãos.”, destaca Ir. Miguel.

 

Para ele, também foi especial a oportunidade de comunhão com a Igreja. Principalmente a partir do encontro com o Papa Francisco, no Vaticano – que mesmo com uma saúde muito frágil, fez questão da proximidade com as pessoas. “De fato, nosso Papa é um homem que nos inspira fraternidade, acolhida e solidariedade”, observa Ir. Miguel.

 

Sobre o Programa Gier

A iniciativa leva o nome do rio ao longo de cujas margens Marcelino Champagnat construiu a casa de Hermitage. Em síntese, os dias de formação incluem visitas a lugares históricos maristas, com reflexões sobre a presença de Maria, nossas origens e os dias atuais; momentos para testemunhar frutos do Espírito Santo por meio da Igreja Universal; conferências sobre Espiritualidade do Coração, desafios e planos que motivam a Administração Geral do Instituto.

 

De acordo com o Ir. Miguel, essa também é uma experiência sobre a importância de estar com o coração disponível. “Independentemente dos espaços que ocupar, de onde estiver, estarei com o espírito sempre disponível, tendo plena confiança em Deus que nos acompanha e guia. Volto desta experiência com o coração cheio de gratidão. Sou grato a todas as pessoas que possibilitaram que eu vivesse esse programa, de forma muito especial à minha equipe de trabalho que tanto colaboraram para que eu vivesse esse itinerário de forma plena e inteira e aos Irmãos de minha Província que estiveram em sintonia comigo e com o grupo durante 30 dias. A todos, muitíssimo obrigado.”.

 

A saber, a equipe de animação do Programa é composta pelos Irmãos Tony Leon, José Miguel Caballero, Ángel Medina e Lindley Sionosa. 

 

>>> Veja mais fotos do Programa Gier 2022.