Entre os dias 22 e 25 de setembro, os Irmãos do Brasil Marista, dentre eles nove Irmãos da PMBCS, participaram do VI Seminário de Religiosos Irmãos promovido pela CRB Nacional em Belém, no Pará. O evento teve como tema “No rio da vida, o Irmão é missão fecundando o reino” e lema “Os braços de um rio vem trazer alegria”, cf. Sl 46.

 

O objetivo geral do Encontro foi refletir sobre a vocação do Irmão e a diversidade da sua missão no percurso de toda a vida. Como objetivos específicos, o evento buscou: identificar a missão do Religioso-Irmão, hoje, na Igreja e na sociedade; aprofundar os entendimentos sobre profissionalização e consagração e dialogar sobre os desafios do envelhecimento e vida fraterna em comunidade.

 

O Ir. Valdir Gugiel afirma que a participação no encontro foi uma provocação para caminhar lado a lado de inúmeras Instituições Religiosas, com os mais variados carismas dentro da Igreja. “Foi um caminhar coletivo e motivador com uma intencionalidade de comunhão viva e alegre da nossa Missão, de Ser Irmão”, explica. Ao final do encontro, o Ir. Valdir sentiu-se fortalecido com Nossa Senhora de Nazaré para seguir na nobre missão de educar e evangelizar as infâncias e juventudes.

 

O encontro também foi especial para o Ir. Darlan Santorum. De acordo com ele, em terras amazônicas os Irmãos foram convidados a fazer um caminho que fortaleceu a fraternidade entre pessoas e culturas, a alegria de estar juntos partilhando a vida e renovando a esperança na construção de um chão mais justo e solidário.

 

Clique aqui e confira a mensagem final sobre o Seminário.