No início de cada novo ano, os Irmãos Maristas têm entre suas atribuições a elaboração do Plano de Vida Comunitária (PVC). Conforme destaca o diretor de Vida Consagrada da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS), Ir. Anacleto Peruzzo, o PVC deve ser construído com base em proposições que a comunidade deseja viver e alcançar durante o ano corrente. Ainda segundo ele, quatro dimensões devem ser levadas em consideração na elaboração do documento: “centralidade na comunidade, espiritualidade, missão e uso evangélico dos bens”.

Conforme testemunha o Ir. Davide Pedri, de Maringá (PR), para que seja efetivo, é importante que o PVC passe por revisões periódicas, pelo menos mensalmente. Ainda segundo ele, é essencial que a elaboração do documento seja atrelada ao plano de vida pessoal de cada religioso. “Junto ao PVC, o plano de vida pessoal deve ser levado avante por todos os Irmãos. O plano pessoal exige o exame de consciência diário, o que é importante para verificar faltas, indelicadezas e, assim, promover o crescimento da vida espiritual”, ressalta.

Para o Ir. Dario Bortolini, de Ribeirão Preto (SP), o PVC é importante porque quebrou a uniformidade existente antes do Concílio Vaticano II tentando construir a unidade nas comunidades Maristas. “Antes do Concílio, tudo era uniforme, levantar, as orações, as refeições, os trabalhos apostólicos, o trabalho no colégio. Todos os Irmãos seguiam uniformemente o horário e as tarefas. Veio o Concílio e isso mudou.  Busca-se a unidade de pensamento, não uniformidade no horário e nas tarefas, mas a unidade.

Ainda segundo lembra Ir. Dario, nos anos 70, percebendo que o Instituto cairia numa anomia – porque não valiam mais as questões de uniformidade – o Ir. Basílio Rueda propôs um instrumento para construir comunitariamente essa unidade na Vida consagrada, na Vida fraterna e na Missão. Esses três pilares  ficam bem claros para a elaboração do PVC. “Eu acho que nós Maristas, através do Ir. Basílio Rueda, Superior Geral, fomos pioneiros a adotar esse instrumento de animação da vida religiosa marista.

De acordo com testemunho do Ir. Tercílio Sevegnani, de São Paulo (SP), a elaboração do PVC é sempre uma oportunidade de atualização e compromisso com a vida Marista e com a comunidade. “Nós temos a Palavra de Deus, os documentos da Igreja e do Instituto que definem fundamentam a nossa vida de Irmão Marista. Mas a vida de Irmão acontece e se realiza nas coisas pequenas do dia a dia. O PVC concretiza em nossa vida diária, semanal e anual a nossa vivência em comunidade”, reflete.

O que priorizar no Plano de Vida Comunitário

Ir. Anacleto lembra que não é possível priorizar tudo no PVC, mas é viável indicar aquilo que é mais significativo para a construção de uma comunidade de consagrados Irmãos. “Somos convidados a colocar no papel, mas, principalmente, a decantar no coração e a tomar nas próprias mãos aquilo que a comunidade deseja vivenciar com maior intensidade neste ano”.

Já segundo o Superior Provincial, Ir. Bene Oliveira, é oportuno que os PVCs sejam fundamentados prioritariamente nas novas Constituições, especificamente nos números 35 a 43, que fala da “vida fraterna em comunidade”, aprofundados durante o retiro provincial.

É importante levar em consideração as três prioridades provinciais: animação vocacional, vida consagrada e província mais simples, e Maristas de Champagnat em missão. “Sintam-se também livres para aprofundar e agregar outros documentos que a comunidade achar importante, muitos indicados no documento da Umbrasil”.

A saber, a entrega do Plano de Vida Comunitária deve ser feita por todas as comunidades até o dia 20 de março de 2023.

Continue acompanhando o site e a intranet e acompanhe a vida em comunidade dos Irmãos Maristas da PMBCS.

 

Confira quais são as Prioridades do Triênio da PMBCS!

 

Da esquerda para direita: Ir. Lino, Ir. Francisco, Ir. Darci e Ir. Roque

Da esquerda para direita: Ir. Luis Siena, Ir. Leomar, Ir. Dario, Geraldo (vocacionado que se retirou da comunidade em julho de 2022) e Ir. Bruno Marcondes.