No dia 9 de abril de 2020, foi realizado o encerramento do Itinerário de Formação em Preparação aos Votos Perpétuos.  Desde fevereiro, 19 Jovens Irmãos Maristas das Regiões América Sul e Arco Norte estavam na Guatemala, para a experiência que foi norteada pelo lema “Ser Irmão hoje: rosto e mãos da terna misericórdia de Deus”.

O término da atividade foi antecipado devido ao cenário atual da Covid-19. Mas espera-se que ainda neste ano seja possível reunir os participantes novamente.

Confira a mensagem do Ir. Benê Oliveira, Superior Provincial da PMBCS, sobre o Itinerário e a viagem de retorno dos Irmãos brasileiros.

Itinerário de Formação para Votos Perpétuos na GuatemalaMensagem do Superior Provincial sobre o Itinerário de Formação

No dia 9 de abril, com a celebração da Ceia do Senhor, Lava-pés (nessa ocasião “Lava-mãos!”) com o uso simbólico do avental (cf. exemplo do Bem-aventurado Henry Vergès), aconteceu, na Cidade da Guatemala, o encerramento do Itinerário Formativo dos Votos Perpétuos num misto alegria, gratidão e apreensão em relação às viagens de retorno dos participantes aos seus países.

Espera-se, oportunamente, para esse ano (ou 2021), o reencontro desse grupo de Irmãos para a peregrinação em Hermitage e lugares Maristas das nossas origens.

Na madrugada desse dia, nossos Irmãos Miguel, Rafael, Jeferson, Edicarlos e Lucas, na companhia dos Irmãos das PMBCN e PMBSA, iniciaram a saga de uma viagem num voo humanitário da embaixada brasileira (operado pela companhia COPA Airlines) e que incluiu outros brasileiros pelos países da América Central. Iniciaram a viagem decolando da Cidade da Guatemala rumo a El Salvador, onde tiveram alguns contratempos e muitas horas de espera, seguindo à Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Colômbia e, finalmente, ao Brasil, chegando em São Paulo (Guarulhos) às 2h30 (horário de Brasília) e dali para Curitiba, aterrissando às 7h50 do dia 11/04.

Ali, foram recebidos pelos Irmãos Cezar, Délcio e o servidor. De comum acordo, ficou decidido que cumprirão os dias de quarentena no Parque Santa Maria. O Ir. Anacleto retornará somente no dia 28/04. Os demais participantes do Itinerário Formativo continuarão na Cidade da Guatemala no aguardo de uma ocasião oportuna que lhes permitam retornar aos seus países de origem.

Estamos felizes com o retorno dos nossos coirmãos ao Brasil e à PMBCS. Em breve, receberemos a última Crônica do Itinerário Formativo, sob o emblemático programa de vida: “Ser Irmão, hoje: rosto e mãos da terna misericórdia de Deus”. Por ora, um curto vídeo-resumo da experiência vivida, de fevereiro à abril/2020.

Irmãos no Itinerário de Formação na GuatemalaOs Irmãos Miguel, Lucas, Jeferson, Edicarlos e Rafael estão felizes com a oportunidade do Itinerário Formativo e aprendizados alcançados para seguirem a vida como discípulos missionários de Jesus e do seu Evangelho, do jeito de Maria, na entrega da vida, vocação e missão a serviço da educação e evangelização de crianças e jovens. Seguramente, ali na Cidade da Guatemala, adentraram o itinerário do coração para revisitar, relançar e novamente (novo começo!) fazer a experiência do Deus que ama, chama, elege e envia.

Agradecemos sobremaneira aos Irmãos Luis Felipe González Ruiz (Província México Central – coordenador), Rodrigo Cuesta (Província América Central) e Anacleto Peruzzo (PMBCS). Ao Ir. Hipólito Perez (Provincial, América Central) e na pessoa dele, os demais Irmãos e colaboradores da Província, um agradecimento especial com todo apreço do coração pela  acolhida, apoio e instalações do Centro Marista de Formação, junto à Sede Provincial, na Cidade da Guatemala.

Com Maria, na alegria do Ressuscitado,

Ir. Benê Oliveira
Superior Provincial da PMBCS