Os 19 Irmãos das Regiões América Sul e Arco Norte que estão participando do Itinerário de Formação em Preparação aos Votos Perpétuos, na Guatemala, continuam registrando suas experiências e aprofundando seus estudos e reflexões.

A terceira semana foi marcada pelo tema do crescimento pessoal. Confira a crônica escrita pelos Irmãos participantes do Itinerário sobre estes dias:

Irmãos no Itinerário de Formação para Votos Perpétuos na GuatemalaCrescimento pessoal

Na terceira semana de nosso itinerário, entre 17 e 23 de fevereiro, continuamos a desfrutar no Centro Marista de Formação uma temperatura aproximada de 20°C e quase nada de precipitação, fomos acompanhados por ventos suaves e, acima de tudo, uma ambiente fraterno e acolhedor prestado pelos Maristas de Champagnat de nossa Província anfitriã: América Central.  

Dentro do planejamento proposto pela equipe de animação, foram estabelecidos diferentes módulos que tornam mais fácil para os irmãos, pelo menos esquematicamente, caminhar em um curso ordenado de vivências, experiências, oficinas e vida compartilhada. Durante esta semana, iniciamos o segundo módulo, que corresponde ao campo antropológico, com uma oficina de cinco dias sobre crescimento pessoal, animado pelo psicólogo Leandro Miranda, do Instituto Centro Americano de Espiritualidade (ICE), pertencente ao Centro de Exercícios Espirituais de Formação Apostólica e Social (CEFAS), dos padres jesuítas da Guatemala.  

A Oficina de Crescimento Pessoal (TCP) foi um espaço teórico-prático no qual cada um dos irmãos pôde vislumbrar nossas forças e qualidades, assimilando-as ao nosso manancial de vida, depois de reconhecer em nossa história algumas dificuldades ou experiências dolorosas que chamamos de feridas. Esta experiência foi originalmente projetada pelo Padre Carlos R. Cabarrús SJ, em seu livro “Crescer bebendo do próprio poço”; o que foi vivenciado nesta semana foi uma breve compilação de alguns exercícios fundamentais de autoconhecimento e reconciliação da história pessoal, com nossa realidade atual na dimensão antropológica.  

É muito bonito destacar em nossa comunidade de itinerário a vinculação de todos os Irmãos às atividades propostas, bem como a compenetração do ritmo de vida cotidiana com o que aconteceu no coração de cada Irmão, através da escuta nas pequenas comunidades de fé que organizamos, na oração comunitária, nas refeições e momentos de esporte e recreação. Sem dúvida, isso nos ajudou a formar uma autêntica comunidade de Irmãos.  

Durante esta semana, lamentamos muito a ausência do Irmão Marcone André do Nascimento (Brasil Centro-Norte), que teve que permanecer no hospital por cinco dias, para tratar de uma forte infecção na garganta. Graças a Deus, na sexta-feira, 21 de fevereiro, ele retornou à comunidade com sua energia e saúde repostas.   

Secretaria e comissão de crônicas
ES – Hno. Juan Sebastián Herrera (Norandina)
POR – Ir. Danilo Ferreira (Brasil Centro Norte)