Você sabia que a Província Marista Brasil Centro-Sul realiza o acompanhamento de adolescentes e jovens, por meio de um Itinerário Vocacional? Assim como cada pessoa é única, esse processo também é personalizado, a partir de projetos e ações nas casas de formação. Dessa forma, os cativados pelo amor de Deus têm a oportunidade de despertar o interesse em participar de atividades de vivência em uma comunidade de Irmãos ou em uma casa específica. 

Ao longo de 2021, 54 vocacionados jovens e adultos participaram do Itinerário Vocacional na Província, de maneira virtual ou presencial, com visitas e encontros vocacionais.

Casas de formação

Ao despertar para a vocação e ingressar em uma casa de formação marista, o jovem é convidado a conhecer mais da vida de Marcelino Champagnat, dos valores Maristas, do apostolado. E, então, traçar sua própria caminhada na missão. Em suma, o processo contempla espaços de formação contínua, organizada, de aprendizado, partilha, reflexão e lazer.

Em seguida, confira alguns destaques do último ano.

Animação Vocacional - casa de formaçãoAspirantado

Situada em Jaraguá do Sul (SC) até o ano passado, a casa de formação do Aspirantado contou, em 2021, com os formandos Carlos Eduardo dos Santos e Gustavo Martinazzo. Eles fizeram sua primeira fase na caminhada de formação à vida religiosa Marista, juntamente com o Ir. Alison Furlan e os demais Irmãos da comunidade. 

No segundo semestre de 2021, além da rotina já estabelecida, os aspirantes tiveram um retiro conduzido pelo Ir. Edicarlos Coelho. Bem como a conclusão do curso de Inspirações Artísticas ministrado pelo Ir. Marcondes Bachmann. 

Animação Vocacional - casa de formaçãoNuma parceria com a Província Marista Brasil Centro-Norte, o Ir. Demilton conduziu dois momentos formativos denominados de Perspectivas Pedagógicas, em que aconteceu a integração do Aspirantado da nossa Província com o Pré-Postulado da PMBCN.

Já no mês de outubro, os jovens fizeram o vestibular e foram aprovados para cursar Teologia em 2022, em Curitiba, onde farão o processo de Pré-Postulado.

Além disso, não se pode deixar de falar da vivência comunitária, das atividades pastorais no Colégio São Luís e da catequese na Paróquia São Judas, dos cursos de inglês e música, das aulas de português e das formações institucionais, dos passeios e momentos de lazer. 

Animação Vocacional - casa de formaçãoNeste ano de 2022, a etapa de formação acontecerá em Itapejara D’Oeste (PR), onde três meninos farão a experiência na primeira fase do discernimento vocacional. 

Postulado

Durante o Postulado, os participantes concluem o 3º e o 4º ano do curso de Teologia da formação. Em 2021, a casa de formação do Postulado estava localizada em Joinville (SC). E era composta pelos Irmãos Bruno Marcondes e Tercílio Sevegnani e o postulante Daniel Paulo Bergamin.

Animação Vocacional - casa de formaçãoNo dia 12 de novembro de 2021, toda comunidade, juntamente com os acadêmicos e equipe da Pastoral Universitária, participaram de uma atividade que tinha como objetivo construir uma horta comunitária no Lar Abdon Batista, em Joinville. 

De 15 a 17 de outubro, aconteceu o retiro do postulante Daniel Bergamin, assessorado pelo Ir. Tercílio, que ajudou o postulante a seguir discernindo o chamado de Deus para seguir a Jesus na Congregação dos Irmãos Maristas, do jeito de Maria.

Já nos dias 27 e 28 de novembro, aconteceu o último retiro em preparação para o Noviciado do postulante Daniel. Na ocasião, o Ir. Tercílio conduziu as reflexões pautadas no Pai Nosso, encarnado na experiência de fé relatada na Bíblia. Com isso, Daniel se preparou para sua viagem à Bolívia, em 19 de janeiro.

Noviciado

Durante o Noviciado, os Irmãos têm suas vidas imersas no carisma marista, desde as motivações fundantes até as experiências institucionais dos dias de hoje. Essa etapa de vivência acontece na cidade de Cochabamba, na Bolívia, desde 2017. Ou seja, também é uma maneira de integração enquanto Região América Sul.

Em 2021, estavam presentes 11 jovens integrantes de cinco Províncias, acompanhados pelos formadores: Ir. Rubens (PMBCN), Ir. Otalivio Sarturi (PMBCS) e Ir. Guillermo (Cruz del Sur).

Durante os últimos meses, além das aulas nas áreas de Constituições e Estatutos da Congregação Marista, vida de São Marcelino Champagnat e Pastoral, os jovens participaram de retiros espirituais, cursos de formação religiosa e encontros com Irmãos, passeios, experiências apostólicas, entre outras atividades comunitárias. 

>>> Saiba mais sobre as etapas de formação do Irmão Marista