Inspirados pelo mês Vocacional, jovens de Itapejara D’Oeste, vinculados ao Centro Marista de Juventudes (CMJ), participaram de duas atividades especiais no dia 10 de agosto: Jovencializando e Espiritualidade na Trilha.

Jovencializando

O projeto Jovencializando destaca a autonomia e protagonismo dos jovens em idealizar, construir e realizar ações. O objetivo é incentivar uma ação transformadora nos jovens, a partir de suas escolhas vocacionais, pessoais e profissionais, além de fortalecer sua liderança e autonomia. Os encontros, que acontecem semanalmente às segundas-feiras, abordam temáticas de autoconhecimento, relações interpessoais, espiritualidade e desenvolvimento de habilidades tecnológicas.

Os participantes do projeto são jovens do ensino médio do Colégio Estadual Castelo Branco, com o qual o CMJ mantém uma parceria.

Espiritualidade na Trilha

Os jovens realizaram uma caminhada até a Gruta Nossa Senhora de Lurdes, em Bom Sucesso do Sul (PR). Durante a trilha de 12 km, eles fizeram cinco paradas reflexivas, alinhadas com a temática da Semana Vocacional: Vocação Marista: Coragem e Profecia. 

A caminhada faz parte do projeto Espiritualidade na Trilha, que oferece um ambiente enriquecedor para os jovens refletirem sobre sua vocação e fé. Durante essa jornada de autoconhecimento e descoberta, os participantes são incentivados a explorar seu Projeto de Vida, considerando a Vocação Religiosa Marista como uma opção significativa de caminho espiritual e estilo de vida.

Depoimentos 

Talita Covatti, analista de projetos do CMJ, compartilhou sua satisfação em organizar o evento: “Com o objetivo de criar um espaço para os jovens refletirem sobre sua vocação, aprofundarem sua espiritualidade e fortalecerem seus laços comunitários, a Espiritualidade na Trilha proporcionou uma jornada única de autoconhecimento e conexão com Deus, consigo mesmos e com os outros”. 

Irmão Bruno Marcondes ressaltou a importância dos projetos para os jovens: “A casa tem sido habitada e vivificada por eles. O Jovencializando tem sido um espaço privilegiado para partilha de vida e construção dos sonhos, projetos de vida, medos e possibilidades que os jovens têm no horizonte atual e futuro”.

Carla Montiel, de 17 anos, expressou sua gratidão por participar do Jovencializando: “Não falto a nenhum encontro, pois eles me fazem sentir bem. A Talita, nossa mentora, me ajuda muito com questões pessoais e é ótimo ter alguém de confiança para desabafar. Participar desses encontros tem sido uma oportunidade incrível de aprendizado e crescimento”.

Os projetos do CMJ continuam a proporcionar experiências enriquecedoras e transformadoras para os jovens, fortalecendo sua fé, vocação e desenvolvimento pessoal.