“O chamado divino pede sempre para sair e ir mais além. Não há fé sem risco. Só abandonando-se e confiadamente à graça, deixando de lado os próprios programas e comodidades, é que se diz verdadeiramente ‘sim’ a Deus”. (Papa Francisco)
No dia 4 de novembro, jovens líderes do Projeto Jovencializando participaram do Retiro Provocação, realizado no Centro Marista de Juventude (CMJ), em Itapejara D’Oeste (PR). O evento, que reuniu nove jovens, teve como tema “Avancem para águas mais profundas” (Lucas 5,4) e foi conduzido pelo Ir. Bruno Marcondes, diretor do CMJ.
Ao longo do retiro, os participantes vivenciaram momentos de espiritualidade, oração, deserto e contemplação meditativa. A jornada foi marcada como uma experiência singular de fé e autodescoberta, em que os jovens foram convidados a “avançar para águas mais profundas” em sua caminhada espiritual.
Talita Covatti, analista educacional do CMJ, destacou que o retiro ofereceu uma oportunidade de ouvir o chamado de Deus para explorar e confiar no propósito que Ele reserva a cada um. A experiência proporcionou aos jovens do Projeto Jovencializando um espaço para reflexão sobre vida e vocação, além de fortalecer sua fé por meio de um encontro consigo, com os outros e com Deus.
Depoimentos
O Ir. Bruno Marcondes ressaltou a importância de oferecer o Retiro Provocação aos jovens, como uma ferramenta para se conectar com Deus. “Foi possível perceber nos jovens o desejo de viver uma espiritualidade mais próxima e encarnada na realidade. Vale mencionar que o retiro foi uma resposta a um pedido feito pelos próprios jovens ao longo do ano.”
Ivonei Freitas, de 17 anos, compartilhou que, ao ser convidado, não tinha grandes expectativas, pois não sabia o que esperar. Porém, com cada atividade, foi se surpreendendo e ficando ansioso pelo próximo momento. “Gostei muito dos momentos de espiritualidade. Nunca tinha participado de um retiro e, apesar de não estar preparado, foi uma vivência maravilhosa. Super indico que outros jovens participem!”, concluiu.