Dias de muita alegria, música e decisões importantes. Foi assim que jovens das unidades da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) viveram o encontro da VI Assembleia das Juventudes, entre os dias 20 e 22 de outubro, em Curitiba. Depois de dois anos de encontros online em decorrência da pandemia, foi a primeira vez que os jovens estiveram reunidos assim, presencialmente, com uma missão importante: a escolha da nova Comissão Provincial das Juventudes. 

Para o Superior Provincial, Ir. Benê de Oliveira, “Deus tem muito a ver com os jovens, com a sua alegria e com o seu anseio de transformação do mundo. O nosso dever e missão consiste em orientá-los, apoiá-los e aportar algo para essa importante fase da vida, cheia de possibilidades e criatividade, e colaborar com eles na aventura juvenil da construção dos seus projetos de vida e de uma nova civilização do amor”, diz.

Na acolhida do evento, o diretor de Identidade, Missão e Vocação da PMBCS, Irmão Miguel Fernandes, fez um breve resumo de como a Comissão Provincial é importante para a Missão Marista.

“Quando se fala em Comissão, falamos em representação juvenil nos fóruns de decisão Maristas. Isso para o Instituto é muito importante, pois garante que a gente olhe para a realidade das juventudes, entenda suas necessidades e que em conjunto com a Comissão possamos resolver essas questões”, explica. 

No meio do caminho… uma pandemia 

A Assembleia das Juventudes marcou o encerramento do mandato da Comissão Provincial eleita anteriormente. “Tínhamos muitos planos, ideias, vontade de movimentar, mas aí, pouco tempo depois, no início de 2020, uma pandemia mundial. Como fortalecer as juventudes e estar perto se era preciso, na verdade, estar longe?”, lembrou Bruna Grazziotin Vilela Santos, uma das eleitas em 2019. 

Rapidamente a nova Comissão se adequou à “nova realidade”. Então, durante o mandato promoveram inúmeras iniciativas digitais que mantiveram a representatividade dos jovens nos fóruns e eventos. Como “última entrega” da Comissão, foi realizado um diagnóstico da juventude Marista com a coleta de dados em todas as unidades da PMBCS. Certamente, o documento será fundamental para que a Comissão eleita em 2022 possa atuar até 2025. 

Candidatos, debate e votação 

A saber, para muitos dos participantes era a primeira vez em uma Assembleia das Juventudes. Por isso, durante os dias do evento, os jovens puderam conhecer o histórico das Assembleias e das Comissões, entender as demandas e como a Comissão funciona na prática. 

Depois de muita reflexão, os participantes interessados puderam se candidatar para a votação, que só aconteceu após cada candidato passar por uma verdadeira “sabatina”, respondendo aos questionamentos dos jovens. 

A nova Comissão 

Dessa forma, os eleitos para a Comissão 2022-2025 foram conhecidos na noite de sexta-feira (21), em uma cerimônia emocionante no Centro Marista Champagnat. Com o desafio de integrar e até mesmo incentivar a criação das Comissões Locais de Juventudes, a nova Comissão Provincial  ficou formada conforme a lista em seguida: 

 

Cadeira Marista Escola Social – Feminino
Eleita: Juliene Pereira dos Santos – Marista Escola Social Ir. Rui (Ribeirão Preto)

“Os jovens são o futuro do mundo e queremos que além de voz, eles sejam verdadeiramente escutados. Ganhamos o voto de confiança dos nossos colegas e esperamos representá-los bem”, diz Juliene.Suplente: Louizy Wictória Ribeiro Ikikame – MES Ecológica (Alm. Tamandaré) 

Cadeira Marista Escola Social – Masculino
Eleito: Thierry Pablo Alves Adriano – Marista Escola Social Ir. Rui (Ribeirão Preto)

“Estamos gratos com essa oportunidade de ser a representatividade jovem, isso é muito importante, ainda mais sendo representante de escola social. Queremos estabelecer relações de parcerias, convivendo juntos como uma família marista”, planeja Thierry.


Suplente: Nicolas da Silva Neves – Marista Escola Social Cascavel 

Cadeira Colégio Marista – Feminino
Eleita: Julia de Mello Lima – Colégio Marista Santa Maria (Curitiba)

“Penso em trazer uma Comissão de integração, pontes e modernidade. Tudo por um propósito”, comenta.

Suplente: Angélica Schettini Castilho – Colégio Marista Ribeirão Preto 

Cadeira Colégio Marista – Masculino
Eleito: Emanuel da SIlva – Colégio Marista Criciúma

“Espero trazer para a Comissão o tom do serviço e do amor, assim como o nosso fundador, Marcelino Champagnat tinha pelas crianças, vamos tentar mostrar para os jovens”, garante Emanuel. 

Suplente: Mateus Augusto Silva Bahouth – Colégio Marista Brasília 

Membro remanescente Comissão 2019-2022 (ficará até 2023)
Bruna Grazziotin Vilela Santos

 

O que esperar da nova Comissão? 

Por fim, no dia seguinte à eleição, a nova Comissão se reuniu para discutir brevemente os desafios para os próximos anos.

Com a missão de representar as diferentes juventudes das unidades, os eleitos irão atualizar os materiais de referência para a atuação do grupo. Além disso, vão escutar e conhecer as iniciativas que acontecem nas Comissões Locais já formadas, com o intuito de promover um intercâmbio entre as unidades.  

Acompanhe nosso site e redes sociais (@maristacentrosul e @juventudesmaristas) para mais informações.