Mais de 150 jovens do mundo inteiro estão reunidos no Centro de Formação Marista, na Cidade da Guatemala, para o Encontro Internacional de Jovens Maristas (EIJM). Entre eles estão seis representantes da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS). O evento que ocorre até o dia 20 de janeiro e cujo lema deste ano é “Tecendo a Vida” é um preparatório para a 34ª Jornada Mundial da Juventude, que será realizada na Cidade do Panamá, de 23 a 28 de janeiro.

A delegação da PMBCS é formada pelo Irmão Edicarlos Coelho, da Comunidade Marista de Chapecó; Josiane dos Santos, recém-formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); Dhiovana Conde; ex-educanda do Centro Social Irmão Acácio e integrante do Laicato Jovem Marista de Londrina; Crislanne Costa da Silva, ex-educanda do Centro Social Marista Ir. Justino, de São Paulo; João Marcos de Oliveira, ex-jovem aprendiz do Centro Educacional Marista Irmã Eunice Benato, de Curitiba, e colaborador da área de Identidade e Missão da Organização Religiosa; e Laura Ferraz, também da área de Identidade e Missão da Província. Jovens de São Paulo, Brasília, Paraíba, Rio Grande do Sul, Espirito Santo e Pernambuco completam a delegação de 15 brasileiros.

Segundo o Ir. Omede, diretor-adjunto do Secretariado de Missão dos Irmãos Maristas e membro da comissão organizadora do EIMJ, os jovens maristas irão trabalhar quatro temas no evento: experiências de vida, comunidade, solidariedade e compromisso.

Durante o EIJM os participantes irão refletir sobre sonhos, esperanças, realidades, espiritualidade juvenil, além de compartilhar histórias, viagens e vida. Entre os principais objetivos do Encontro estão: viver uma experiência alegre de Igreja como Comunidade, fornecendo um intercâmbio internacional e intercultural guiado pelo espírito marista; oferecer uma experiência profunda de comunidade, interioridade e solidariedade como forma de crescimento e fortalecimento de laços de união e compromisso pessoal de jovens líderes maristas; e aprofundar o apelo do batismo e fornecer elementos para o discernimento da vocação pessoal, a fim de fortalecer nos jovens seu papel de liderança na Igreja e na sociedade por meio do desenvolvimento de um projeto de vida.

Para Laura, o Encontro se traduz em um momento de muita importância, em especial por ser uma oportunidade para que esses jovens possam conhecer outras realidades. “Nossos meninos e meninas são muito apaixonados pela história do fundador do Instituto Marista, São Marcelino Champagnat, e também por todos os projetos que passaram dentro das nossas unidades. Sabemos que eles poderão ecoar esse amor e essa luz para outros jovens”, afirma.