As atividades do Fórum Internacional sobre a Vocação Marista Laical seguem a todo vapor em nossa Província. Nesta fase, leigos e leigas maristas estão promovendo encontros virtuais, nos quais são discutidas as provocações propostas pelo Instituto Marista e os objetivos de cada etapa.

Participação do Laicato Jovem no Fórum

O Laicato Jovem também está fazendo o seu caminho rumo ao Fórum Internacional, a partir de um itinerário com três encontros locais. Os jovens não apenas estão presentes, mas também serão, eles próprios, os facilitadores dessas reuniões. Em virtude da prevenção, ainda como consequência da pandemia, bem como para congregar um número maior de participantes, optaram pela modalidade virtual. 

O primeiro encontro foi no dia 19 de março e contou com a presença de quinze integrantes de diferentes cidades. A reunião contemplou os eixos do Laicato Marista (espiritualidade, vida partilhada e apostolado), sobretudo associados à vida de cada participante. Nesse sentido, alguns apelos já emergiram, tais como a importância do acompanhamento espiritual para os grupos juvenis. E, também, a necessidade de se compreender a vivência jovem laical com todas as suas particularidades. 

Sem dúvida, os participantes estão animados para os dois encontros seguintes, que acontecerão em abril e maio.

Depoimentos dos jovens

“O Fórum Internacional tem nos motivado a compreender e discutir o nosso papel como leigos dentro do Instituto e dentro do carisma. Uma tarefa complexa, pois exige abertura, compromisso e amadurecimento da nossa própria vocação.  Acredito que o Fórum e as discussões nos ajudam a desbravar caminhos pouco explorados na história da Igreja e do Instituto, buscando sempre a essência de sermos autênticos seguidores do Nazareno, com o olhar da Boa Mãe nesse mundo complexo e desafiador”, comenta João Gabriel Sedrez, de São Paulo (SP).

“Estamos estudando vários tópicos do Fórum Internacional. Discutimos cada leitura e nos deleitamos para compreendermos melhor esse movimento do qual desejamos fazer parte. Espero estar engajada com a vocação e carisma marista, trocando conhecimentos e experiências em todo momento, bem como vivenciar o laicato nos grupos maristas, na igreja e na sociedade”, afirma Karla Dallagassa, de Curitiba (PR).

“As discussões estão ainda no início nesse processo de aprofundamento e amadurecimento do que se pretende com o Fórum, mas têm nos ajudado a refletir sobre o carisma marista. Espero que o Instituto se abra pra vocação laical marista jovem, assim como os jovens consigam se comprometer com esse chamado”, conta Flávia Meirelles Israel, também de São Paulo (SP). 

Fraternidade Santa Maria - Fórum Internacional
Movimentações nas Fraternidades

Ademais, os encontros do Fórum também movimentam as mais de 20 Fraternidades do Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM) na PMBCS. Entre elas, a Fraternidade Santa Maria, de Curitiba (PR), que de maneira coletiva compartilha suas experiências:

“Os estudos, reflexões e partilhas tem provocado momentos emocionantes nas construções de nossas caminhadas enquanto leigos e leigas maristas. E vão nos mostrando o que hoje de fato somos. Cada um com suas especificidades, construindo-se e contribuindo para o crescimento do grupo. A logo do Fórum nos convida a dançar o movimento da missão. Instiga-nos a sermos profetas no mundo de hoje, na dinâmica de ser ‘Igreja em saída’. 

Esperamos crescimento e comprometimento. Em nível pessoal e comunitário, nos sentimos chamados a compartilhar vida e reflexões. Já em nível provincial, podemos enviar à coordenação provincial nossos pensamentos, nossas partilhas e nossas orações. Dar passos importantes em nossa vocação marista para um futuro de comunhão. 

(…) O Fórum sugere um itinerário de formação para sermos de fato, luz, sal e fermento. Oxalá, se possa dizer: vejam como eles se amam. A família carismática marista, é o que Cristo pregava. Que tenhamos vida e que a partilhemos uns com os outros. 

O Fórum nos convida a caminharmos unidos e a darmos respostas que transformem a realidade na direção da justiça e do perdão. Significa cuidar maternalmente do mundo ferido. E, para tanto, precisamos participar de um Itinerário Formativo”.

Acompanhadores do Fórum Internacional sobre a Vocação Marista Laical
Acompanhadores do Fórum

Além dos jovens e dos leigos do MChFM, o Grupo de Acompanhadores da Província também está traçando sua trajetória no Fórum Internacional sobre a Vocação Marista Laical. No dia a dia, eles são responsáveis por acompanhar e orientar a trajetória vocacional de diversas pessoas dentro da PMBCS.

“Como compomos um grupo de leigos que já possui uma caminhada juntos, as discussões do Fórum têm ocorrido de forma muito verdadeira e próxima. No meu processo pessoal e formativo, têm contribuído para alimentar minha identidade marista e laical, e refletir sobre minha caminhada e vocação. Das discussões feitas até aqui e aquelas que ainda promovemos, desejo que possamos aprofundar novas formas de alcançarmos um maior número de leigos. E que possamos ter pistas sobre como poderemos contribuir no discernimento vocacional de leigos e leigas em consonância com os apelos da atualidade”, destaca Karin Lacerda, que faz parte do time de acompanhadores.

Data marcada

Para o dia 4 de junho, está marcado um Fórum Provincial. Neste evento – a princípio, de maneira presencial, em Curitiba – aprofundaremos o papel do leigo na perenidade da missão. 

Além disso, haverá a escolha dos representantes da PMBCS que participarão do Fórum Internacional, em Roma, em novembro.

Sobre o Fórum Internacional

A saber, na PMBCS e no Grupo Marista, o Fórum foi lançado oficialmente no dia 17 de novembro de 2021. A iniciativa atende a um chamado do Secretariado Internacional de Leigos, do Instituto Marista. E terá a duração de quatro anos, entre etapas locais e internacionais, nas diversas Províncias.

Em suma, o Fórum tem a finalidade de promover reflexão sobre a vocação marista de leigos e leigas, seu itinerário formativo e formas de vinculação e de associação. O lema que o conduz refere-se às quatro ações características do processo vocacional. Ou seja:  “Acolher, cuidar, viver e compartilhar a nossa vocação”