No dia 26 de maio, na Fazenda Águas da Prata, em Santo Antônio da Alegria, interior de São Paulo, aconteceu o encontro Conexão Vocacional, organizado pela Animação Vocacional – Regional Norte. O encontro traz a proposta para os jovens refletirem sobre a própria vocação e conhecerem mais a vocação do Irmão Marista. Foram seis jovens participantes do encontro, sendo dois de São Paulo capital e quatro de Ribeirão Preto. São jovens que fazem parte das Escolas Sociais Maristas.

“Eu estava muito esperançoso em relação ao encontro, saí de lá renovado. Conheci novas pessoas, locais, modos de vida, quase tudo sobre a missão dos Irmãos Maristas; espero poder estar participando de outro em breve”, testemunha o jovem Heitor, de Ribeirão Preto.

O encontro começou na sexta e terminou no domingo, com o café da manhã, e contou com diversos momentos: espiritualidade, formação a respeito da vida de Champagnat e do Irmão Marista, momentos de gincana, esporte, integração, missa e até um luau.

“Ótima experiência, boas vivências, amáveis pessoas e recepção. Não me arrependo de nenhum segundo, adorei aprender e entender mais da vida de um irmão marista, só agradeço por essa experiência!”, afirma o jovem Hélio, de Ribeirão Preto.

Conhecendo a comunidade local

Os jovens também puderam conhecer a fazenda e o trabalho dos Irmãos Maristas naquela presença. Fizeram uma visita guiada com o Ir. Hermes à plantação e à fábrica de café. Além disso, conviveram nesses dias com a comunidade dos Irmãos, que conta também com a presença do Ir. Everaldo e do Ir. Albino, em alegres momentos de refeição e partilhas.

“O encontro passou tão rápido, mas acredito que todos nós aproveitamos ao máximo todas as atividades. Conhecer mais sobre os irmãos Maristas e um pouco de sua rotina foi demais. Ver como é produzido o café (eu nem sabia), o corte da cana, a produção da garapa, conhecer novas pessoas, e até uma fogueira fizemos e tostamos marshmallow. Me sinto honrado em ter participado do encontro, e espero que venham outros tantos”, testemunhou o jovem Damião.

Ademais, como os próprios jovens partilharam, o encontro foi um momento forte de pensar à vocação marista e vivenciar o carisma de Marcelino Champagnat.

O jovem Damião, a partir de um desenho, ilustrou uma breve síntese do que foi viver este encontro: