Conhecer a realidade que se quer transformar (Ver) é o primeiro passo para atuarmos na construção de Políticas Públicas e defender os direitos daqueles que delas necessitam. Se você conhece a realidade, é necessário passar para uma nova etapa, a de “Julgar”, que é ter um olhar teológico e crítico sobre a realidade.

“Trata-se de contemplar a realidade com os olhos da fé e espelhá-lo à luz dos documentos eclesiais e dos textos bíblicos. Na etapa ‘Julgar’ são definidos os grandes horizontes estratégicos e os fundamentos teóricos que nortearão e sustentarão a próxima etapa, o ‘Agir”, afirma Cesar Leandro Ribeiro, da nossa área de Identidade e Missão e professor de Teologia da PUCPR.

Etapa Julgar

Dentro da Província, o método tem sido de grande importância, aplicado na elaboração de documentos, políticas, diretrizes e processos que delineiam as estratégias que os Maristas adotam.

“Todo empenho na área da formação em Identidade é uma forma de potencializar esta dimensão que é eminentemente de aprofundamento teórico e na fé”, conta Cesar.

A etapa “Julgar” também é utilizada na campanha Prioridades do Triênio, que neste semestre possui enfoque na “Evangelização e Defesa de Direitos das Crianças, Adolescentes e Jovens” e que tem ligação direta com o tema da CF 2019, “Fraternidade e Políticas Públicas”. Julgar é a etapa do discernimento, conforme nos explica Cesar. Ela é uma sequência à etapa inicial (Ver), que requer atenção e sensibilidade à realidade em que estão especialmente as crianças e adolescentes de nossa sociedade, principalmente aquelas que estão em situação de vulnerabilidade.

“Esse olhar nos impele a uma intervenção, ao apostolado, ou seja, a uma ação organizada, eficiente e eficaz em favor da evangelização e defesa deste público prioritário. No entanto, para que esta intervenção seja organizada e eficaz, é indispensável que ela seja refletida com exaustão em vista de formulações estratégicas inteligentes e bem fundamentadas”, encerra.