Tudo tem um começo! 

A Pastoral Juvenil Marista (PJM) teve a sua história iniciada na Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) no dia 25 de agosto de 2005. Esse marco histórico se deu após uma caminhada de três anos, na qual Irmãos, assessores de pastoral, leigos e jovens se reuniram para refletir sobre uma proposta evangelizadora condizente com os apelos daquele momento da história. 

No Encontro Nacional de Assessores da PJM, realizado em janeiro de 2005, as diretrizes orientadoras foram apresentadas aos representantes das três províncias do Brasil. Na sequência, os Irmãos que estavam à frente da implantação, Ir. João Batista e Ir. João do Prado, promoveram uma escuta com os jovens envolvidos. A partir dessas considerações, houve a validação do material e, na data de 25 de agosto daquele ano, enfim ocorreu o lançamento oficial da PJM na PMBCS. 

A palavra é: compromisso! 

A PJM propõe um caminho de amadurecimento na fé, proporciona experiências de fraternidade e de crescimento pessoal e espiritual. Sua prática é aberta, solidária e apostólica. 

O Irmão João Batista, que até hoje trabalha com a evangelização das juventudes, diz que, quando nasceu a PJM, um compromisso foi selado entre os jovens e a própria Pastoral. Eles se comprometeram a levar adiante essa proposta em suas vidas e, por sua vez, a Pastoral Juvenil Marista (PJM) lhes garantiria um protagonismo autêntico.  

Hoje, ao celebrar 19 anos, vemos jovens protagonistas que levaram a sério a promessa firmada naquela data e seguem seus projetos de vida inspirados pelo carisma Marista. 

Rumo aos 20 anos: ainda há muita história! 

Laura de Fátima Ferraz, da área de Juventudes da PMBCS recorda que, em todo esse tempo de história, muitas foram as vidas impactadas. “Jovens que, a partir dos seus grupos, fizeram amigos, amores, mas, acima de tudo, encontraram a Jesus Cristo e a sua proposta de Reino de Deus. É tempo de celebrar essa história! Àqueles e àquelas que acompanham a vida da juventude, ousamos parafrasear a sentença de nosso fundador: para bem evangelizar, é necessário amar”. 

A PJM tem uma linda trajetória que é diariamente escrita por muitos Maristas de Champagnat. E 2025 será um ano bastante especial, uma vez que a Pastoral Juvenil completará 20 anos de existência. Irmão João Batista encerra essa matéria com uma linda mensagem: “A nossa esperança é que ela, ao completar os seus 20 anos, possa continuar oferecendo aos jovens Maristas o protagonismo, baseado em uma prática da justiça, da fraternidade e da solidariedade. Que Deus abençoe nossas juventudes e continue dando vida longa à PJM”.