Fala do June durante Encontro Juventude e Vocação 2020A fim de promover a confraternização e a troca de experiências entre as diversas realidades Maristas que trabalham junto aos jovens, a Província Marista Brasil Centro-Sul promoveu o Encontro Juventude e Vocação. O evento foi realizado de 3 a 5 de março, no Centro Marista Champagnat, em Curitiba (PR).

Participaram do evento os educadores do Projeto Vida Feliz, os articuladores da Pastoral Juvenil Marista e do Circuito Projeto de Vida. E também Irmãos e formandos Maristas. Ao todo, 80 pessoas envolvidas com as causas da juventude estiveram reunidas nestes dias.

O EJV é uma novidade, já que antes havia encontros separados para os Articuladores da PJM, Articuladores do CPV e para o Vida Feliz. “Esse encontro teve a perspectiva de reunir esses grupos pela primeira vez”, conta Bruno Manoel Socher, colaborador da Diretoria de Identidade, Missão e Vocação da PMBCS.

Participação da juventude

“É um tempo de cuidar de quem cuida, então a programação foi permeada por oração, formação e momentos de vivência”, destaca Socher. No primeiro dia, os participantes tiveram uma formação com um psicólogo, com o tema da Vocação. No segundo dia foram oferecidas oficinas de Mosaico, Meditação, Projeto de Vida, Improviso e ‘Ser Irmão Marista’.

Incentivar ainda mais a participação da juventude nas realidades da missão é uma das premissas do XXII Capítulo Geral, desde as celebrações do bicentenário do Instituto Marista. Por isso, a formação para os agentes que trabalham diretamente com os jovens da PMBCS é essencial para fortalecer a atuação desse público.