Nem mesmo o mau tempo que, de última hora, exigiu que um encontro presencial tivesse que se tornar online, diminuiu a empolgação e a participação de jovens maristas de Champagnat no Encontro Carisma e Compromisso, do Laicato Jovem no último dia 3 de dezembro.

As fortes chuvas que atingiram Santa Catarina nos últimos dias impossibilitaram que todos os jovens estivessem presentes em Curitiba e optou-se reorganizar o encontro em duas etapas: a primeira online, sábado passado, e a segunda presencial, em março de 2023.

“Mesmo com a reconfiguração do evento e com a vontade de estarmos juntos fisicamente, o encontro foi bastante positivo. Os jovens compartilharam um pouco de suas realidades locais com os desafios e possibilidades e avançamos na criação de um referencial teórico sobre o Laicato Jovem, que norteará novos grupos no futuro”, conta o especialista da Diretoria de Identidade, Missão e Vocação da PMBCS, Diogo Galline.

Vale ressaltar que a Província Marista Brasil Centro Sul elencou que uma das Prioridades do Triênio (2021/2024) é a Maristas de Champagnat em Missão, e o Encontro Carisma e Compromisso e a atuação do Laicato Jovem são um dos exemplos de como os Maristas de Champagnat seguem dando continuidade a obra de São Marcelino Champagnat.

Durante o encontro, os jovens colaboraram de maneira coletiva com os pontos essenciais que caracterizam o Laicato Jovem e avaliaram os desafios para 2023.

Para Flavia Israel, 29 anos, participante do Laicato Jovem em São Paulo, o Laicato é mais do que um espaço de encontro entre amigos. “É a chama marista que permanece acesa. Onde partilho a vida, a espiritualidade e vivo a missão marista no meu cotidiano”, diz.

Segundo ela, que junto com o participante João Sedrez conduziu o encontro, os pontos essenciais do Laicato Jovem são:

  • Ser Jovem e estar em grupo
  • Grupos acompanhados
  • Projeto de vida pessoal e compartilhado
  • Viver os pilares maristas
  • Formação Permanente

O próximo Encontro Carisma e Compromisso deve acontecer em março de 2023. Acompanhe nas redes sociais @juventudesmaristas.