Você sabia que dois colaboradores da Província Marista Brasil Centro-Sul estão na África do Sul, desenvolvendo ações voluntárias? Desde março de 2019, Diogo Galline e Juliana Fontoura, integrantes da Diretoria de Identidade e Missão, uniram-se a Maria, Nnodu, Pietro e Tony, na Comunidade Internacional Marista LaValla 200>, para promover atividades em Atlantis – cidade da província de Western Cape, na África do Sul, subúrbio do município metropolitano da Cidade do Cabo.

Confira o relato enviado por eles, sobre esta experiência transformadora:

“De 17/06 a 05/07, a Comunidade Internacional Marista LaValla 200> da África do Sul teve a oportunidade de contribuir com diversas atividades para as crianças, adolescentes e jovens de Atlantis, no período das férias escolares.

Durante essas três semanas, os Maristas colaboraram com a equipe do centro cultural Rebecca Van Amsterdam. E, entre 24 e 28/06, coordenaram o Programa de Férias, com o auxílio de voluntários do Colégio Marista Saint Joseph (Cidade do Cabo), da Paróquia São João Batista e time local. 

O objetivo principal desse programa – que ocorre duas vezes ao ano – é ofertar um espaço seguro e de paz para atividades educativas e recreacionais.

Por dia, cerca de 150 crianças participaram das atividades propostas. Houve brincadeiras, esportes, danças, jogos cooperativos, bem como oficinas artísticas, apresentações culturais e workshops educativos. 

No primeiro dia, os participantes foram divididos em pequenos grupos, com o intuito de se conhecerem melhor – atividade essa coordenada pelos jovens Maristas. No período da tarde, houve gincana com diversas brincadeiras, como boliche, corda, corrida de saco, equilibrista, entre outras.

No segundo dia, as crianças e jovens de Atlantis puderam conhecer o Colégio Marista Saint Joseph, em Cape Town. Na ocasião, os estudantes Maristas (voluntários) prepararam inúmeras atividades esportivas e culturais, como futebol, netbol e dança. Ao final do dia, houve apresentação musical dos alunos de música do Colégio. 

O terceiro dia voltou-se a workshops lúdicos. As crianças tiveram a oportunidade de fazer pulseiras e colares, praticar Yoga, conversar sobre teatro e realizar uma atividade de artes, na qual puderam construir instrumentos musicais com materiais recicláveis. 

A programação do quarto dia contou com a participação de especialistas que promoveram workshops sobre liderança, projeto de vida, bullying, relacionamentos e comunicação assertiva. 

No último dia, as crianças prepararam um grande show de talentos, com música, dança e uma performance com os instrumentos musicais construídos com material reciclável. Importante ressaltar que, em todos os dias, houve jogos livres e práticas esportivas. 

Ações como essa, que fortalecem o direito das crianças a terem acesso ao lazer, recreação e educação, encontram-se em sintonia com o apelo do XXII Capítulo Geral, que convoca os Maristas de Champagnat a estarem junto às crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social”.