A determinação dos primeiros Irmãos Maristas foi fundamental para fortalecer e expandir o Instituto Marista. Sobretudo após o falecimento do idealizador dessa grande obra. Por isso, relembrar seus estilos de gestão, bem como as principais realizações, é uma grande fonte de aprendizado. Assim sendo, a primeira Oficina do PHEM (Patrimônio Histórico e Espiritual Marista) 2022, realizada nos dias 18 e 19 de abril, na modalidade virtual, trouxe como temática os ensinamentos de gestão e liderança do Irmão Francisco Rivat. Ele foi o primeiro sucessor do Padre Marcelino Champagnat no governo do Instituto dos Irmãos Maristas.

Em suma, a primeira oficina do PHEM 2022 teve como foco principal os ensinamentos relacionados a gestão e liderança a partir da análise de diferentes pontos de vista.

 

Espiritualidade estudada no primeiro dia

O Irmão Antonio Martinez Estaún, da Província L’Hermitage, e que atualmente reside na comunidade de Las Avellanas, na Espanha, foi quem conduziu a apresentação realizada no dia 18 de abril.

Ele aprofundou o tema “Espiritualidade do Irmão Francisco através de suas Circulares”. Assim sendo, Ir. Estaún falou sobre a vida de fé como base e fundamento da espiritualidade e sobre o coração do Irmão Francisco. Todos esses relatos tiveram como base as citadas circulares. Nesse sentido, Ir. Antonio mencionou pontos como: o entendimento da fé como ato de amor, a infância espiritual e como o coração do Ir. Francisco se colocava diante de Deus como um coração orientado pelo Espírito Santo e sob carisma de Champagnat.

“Um coração disposto a ser moldado. Uma vivência atual, pois precisamos deixar o coração ser modelável”, destacou o Irmão Estaún.

Em seguida, Mariana Rogoski Ferreira da Silva, colaboradora da Diretoria de Identidade e Missão da PMBCS, compartilhou sua reflexão com o grupo.

“Eu me sinto provocada em transpor essas reflexões para o ambiente corporativo e tocar os corações dos nossos gestores, tal qual o coração do Ir. Francisco. Gravar no coração como se grava um metal. Obrigada Ir. Estaún”.

 

Primeira oficina do PHEM 2022: segundo dia

Já no segundo dia, foi a vez da mesa redonda intitulada “Espiritualidade, liderança e gestão na experiência do primeiro sucessor do padre Champagnat”. Uma abordagem mais prática, com foco nos gestores e pessoas interessadas em desenvolver habilidades de liderança.

O diretor executivo da PMBCS, José Leão da Cunha Filho, e João Luis Fedel Gonçalves, pesquisador do Laboratório Irmão Francisco Rivat, conduziram o momento, que contou com a mediação de Dyógenes Phillipsen Araujo, diretor do Memorial Marista.

Dessa forma, na análise de Leão, Ir. Francisco possuía clareza de consciência sobre a fragilidade que tinha para atividades relacionadas a gestão. “Ele reconhece a fragilidade que o colocava numa posição humilde”, destacou. Assim, temos a perspectiva do serviço com humildade.

 

Forças, fraquezas, oportunidades e ameaças

Além disso, o diretor executivo da PMBCS destacou que, entre Padre Champagnat e Irmão Francisco, há uma continuidade muito íntima. Entre os pontos altos da apresentação, esteve a análise SWOT, abreviação das palavras em inglês strengths, weaknesses, opportunities e threats, que significam forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, que Leão apresentou.

Em sua análise, entre as forças destacou o fato de o Irmão Francisco ter sido um homem de oração, sua fidelidade ao espírito do Fundador e sua disposição para servir. Já entre as fraquezas, estão a fragilidade de sua saúde, o fato de não ter sido sacerdote, nem Superior Geral, e a questão de saber-se não preparado para as tarefas administrativas.

Por outro lado, em relação as ameaças, os assessores da oficina citaram os seguintes fatos:

  • Desconfiança de sua capacidade administrativa pelos padres Maristas e por Roma;
  • O crescimento do Instituto, aumentando a complexidade da administração;
  • A resistência de Roma para reconhecer a Congregação.

Por fim, a grande oportunidade certamente foi o fato de ser considerado o braço direito de Champagnat.

 

A saber, outros pontos que Leão destacou em sua análise:

  • No universo de atuação religiosa a fé é muito importante para os gestores, já que essa é uma característica que faz com que o gestor acredite na sua própria força;
  • Gestores fazem as coisas corretamente e líderes fazem a coisa certa;
  • Um verdadeiro Superior faz coisas que ninguém pode fazer por eles.

 

O que aprendo com Ir. Francisco para a minha prática, segundo essa análise da primeira Oficina do PHEM 2022?

  • Consciência clara e honesta sobre minhas limitações pessoais e profissionais;
  • Escolher as pessoas certas é considerar o alinhamento com o carisma fundacional e o complemento às minhas limitações;
  • Observar a Missão em minhas decisões;
  • A importância de animar e cuidar das pessoas;
  • Colocar o futuro da organização em perspectiva;
  • Nunca ser obstáculo às mudanças.

 

Na sequência das reflexões proporcionadas por Leão, o pesquisador João Fedel trouxe suas contribuições relativas ao Governo na visão do Irmão Francisco, de acordo com suas anotações no Caderno 303 (1840-1849). Em suma, na análise dele, ser líder é algo que foi dado a Francisco como Missão.

Sua apresentação foi dividida em quatro aspectos:

  1. Reflexão sobre seu papel de líder
  2. Compreensão teológica
  3. Relação entre superior e comandados
  4. Características do governo

 

Entre outros pontos, Fedel compartilhou que, conforme Ir. Francisco:

  • Um Superior deve ser um pai terno, um amigo devotado;
  • A bondade dispõe tudo, a sabedoria ordena tudo, o poder executa tudo;
  • Sua fidelidade, seu zelo e sua constância serão amplamente recompensados;
  • A maldade, a preguiça e a negligência atraem terríveis castigos;
  • Um homem que pilota o navio não é, por isso, mais nobre que os que estão nele, pois às vezes conduz príncipes e reis;
  • Um superior, por estar à frente de outros, não é nem melhor nem maior diante de Deus;
  • O superior deve estar ao corrente de tudo, sem querer ele mesmo fazer tudo;
  • É necessário temperar a severidade com a doçura, unir a rosa com o espinho, para se ter um jeito de governar docemente eficaz e eficazmente doce;
  • Ser instruído traz duas vantagens: se decide menos e se decide melhor.

 

Lançamento: podcast “Nossos Superiores Gerais: crônicas da espiritualidade e da gestão marista”

Ao final da oficina, o diretor do Memorial Marista, Dyógenes Phillipsen Araujo apresentou o primeiro episódio do podcast “Nossos Superiores Gerais: crônicas da espiritualidade e da gestão marista”. Com estilo que remonta às radionovelas, o projeto procura resgatar a história e, principalmente, a gestão dos sucessores do Padre Champagnat.

 

Sobre as Oficinas do PHEM

Em resumo, as Oficinas do Patrimônio Histórico e Espiritual Marista (PHEM) são espaços formativos voltados à discussão de temas inéditos ou recortes temáticos. Ou seja, eventos com o intuito de ampliar a compreensão sobre o desenvolvimento do carisma, da espiritualidade e da missão marista na história. Assim como inspirar as práticas atuais de nossa instituição.

A saber, as Oficinas do PHEM acontecem há mais de 15 anos. E integram a grade de cursos de curta duração do Memorial Marista e do Farol 1817.