Vozes Maristas - Ensaios sobre liderança servidora

A PMBCS participou de mais um projeto editorial junto ao Instituto Marista. Especialistas do Memorial Marista e da Diretoria de Identidade, Missão e Vocação colaboraram na revisão da versão em português do livro Vozes Maristas: ensaios sobre liderança profética e servidora. 

Os Irmãos Luis Carlos Gutiérrez, Benjamin Consigli e Ken McDonald foram os organizadores da obra, publicada originalmente em italiano com o título Voci Mariste. O objetivo do livro é oferecer aos líderes, Leigos e Irmãos um recurso formativo para repensar suas práticas. E, assim, evidenciar a sua corresponsabilidade pela vitalidade e sustentabilidade da missão nos diversos contextos, sem perder de vista o carisma de Champagnat e o jeito de Maria.

Conteúdo do livro

O livro reúne ensaios escritos por Irmãos que exerceram ou exercem funções na alta gestão nas diversas Regiões do Instituto: Superiores Gerais, Conselheiros e Provinciais. Suas abordagens são fundamentadas tanto na pesquisa quanto em suas próprias vivências. Desse modo, a publicação retrata uma pluralidade e um entendimento intercultural sobre a liderança marista.

Ao todo, são 22 capítulos, que compõem cinco partes:

  1. Visão;
  2. Características da liderança profética e servidora;
  3. Habilidades;
  4. Trilhas e fundamentos;
  5. Perspectivas de formação.

Sigamos como família global

A publicação está em sintonia com o documento do XXII Capítulo Geral do Instituto Marista, que destaca: “Para um novo começo, acreditamos num estilo de governo que assume uma liderança profética e servidora, que acompanha de perto a vida e a missão maristas”.

Os organizadores da obra provocam todos a um jeito diferente de ler Vozes Maristas: “Desejamos, desde já, uma leitura que obrigue você a se fazer perguntas, que o deixe inquieto e que o impulsione a mudar suas perspectivas”.

Acesso ao livro

Exemplares físicos do livro já foram distribuídos para Irmãos e Diretores da instituição e podem ser consultados na biblioteca do Memorial Marista. A versão digital também está disponível. Acesse:

>>> Vozes Maristas: ensaios sobre liderança profética e servidora (pdf).