Na última terça-feira, 20 de agosto, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) sediou o encontro “Diálogo sobre o Mundo do Sensível”, que abordou temas centrais como sensibilidade e sexualidade, marcando o lançamento do curso “O Mundo do Sensível”. Promovido pelo Farol 1817, portal educacional articulado pela Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS), o evento destacou a importância deste curso inovador para a formação religiosa e acadêmica.
Transmitido ao vivo pelo YouTube, o encontro alcançou um público diversificado e internacional, reunindo líderes religiosos, acadêmicos e representantes das Entidades Colaboradoras. O objetivo central do evento foi apresentar o conteúdo do curso, que explora profundamente os limites da sensibilidade e da sexualidade na contemporaneidade.
Cooperação para a criação do curso “O Mundo do Sensível”
O curso “O Mundo do Sensível” é fruto de uma articulação entre diversas instituições, incluindo a PUCPR, a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (CELAM), a Confederação Latino-Americana e Caribenha de Religiosos (CLAR) e o Núcleo Lux Mundi. Juntas, essas entidades correalizadoras, com o apoio da PMBCS, integram o curso ao Farol 1817.
Destaques do lançamento
O evento começou com a acolhida do Pró-reitor de Missão, Identidade e Extensão da PUCPR, professor Fabiano Incerti, que representou o Reitor da PUCPR, Ir. Rogério Mateucci. “É uma imensa satisfação poder fazer uso da palavra nesse momento por dois motivos. Primeiro, porque acredito na proposta e na qualidade do curso que estamos lançando. Segundo, porque falo em nome do Reitor da PUCPR”, afirmou.
Em seguida, a coordenadora geral do Núcleo Lux Mundi, Dra. Eliane de Carli, foi chamada ao palco para discutir a construção e o processo histórico das instituições que cooperaram para a criação do curso.
Representando o Provincial da PMBCS, Ir. Vanderlei Siqueira, o Diretor Executivo da Província, José Leão da Cunha Filho, enfatizou a Missão Educativa Marista, convoca a educar crianças, adolescentes e jovens. “Formar bem educadores e adultos é uma condição para a realização dessa missão”, explicou. Ele também mencionou o importante trabalho de proteção e defesa de direitos realizado pelo Centro Marista de Defesa da Infância (CMDI), liderado por Bárbara Pimpão. “Foi por intermediação dela que iniciamos a parceria com o Núcleo Lux Mundi em 2023. Hoje celebramos essa parceria com o lançamento do curso O Mundo do Sensível”, acrescentou.
Leão também destacou que o curso oferece uma grande oportunidade de autoconhecimento, explorando os limites da sensibilidade e da sexualidade no mundo contemporâneo. “Essa formação está na continuidade do curso “A Proteção das Infâncias e Pessoas Vulneráveis na Igreja Católica”, lançado em 2023, que aborda os principais conceitos e documentos sobre a proteção de crianças, adolescentes, jovens e pessoas vulneráveis contra a violência sexual”, ressaltou.
Por fim, a Irmã Eliane Cordeiro de Souza, presidente da CRB Nacional, destacou a relevância do curso para a proteção dos vulneráveis. “Esse curso vai ser mais um instrumento importantíssimo para que a igreja no Brasil, e todos nos unamos nessa missão que é o cuidado, a proteção, a defesa e a promoção da vida”, ressaltou.
Como é o curso?
O Padre Solano, um dos idealizadores e professores do curso, explicou que o curso visa sensibilizar os participantes, indo além de aulas cheias de dados para tocar o coração de forma clara e concreta. Para a sua explicação, o Padre cita a expressão de 1975 proferida por São Paulo VI: para entender o mundo do sensível é necessário evangelizar a sexualidade.
Ainda sobre o curso ele afirma que, “Não são aulas, cheia de dados, mas sim um ementário que tem com o propósito tocar o coração de uma forma clara e concreta, através daquilo que é essencial. Se não vemos a sexualidade como a única força humana que permeia a nossa realidade humana nós continuaremos falando sobre sexualidade distantemente do humano”, reflete.
O Pe. Solano também mencionou que cada bloco do curso foi projetado para ser ágil e interativo, com todas as bibliografias disponíveis aos alunos nas plataformas do Farol 1817 e do CELAM. Finalizando sua fala, ele reforçou que o curso é dirigido a todos que se comprometem com o diálogo. “É o único caminho que temos”, concluiu.
Como acessar o curso
Para acessar o conteúdo, basta clicar no link abaixo e fazer sua matrícula gratuitamente. Todos os vídeos e materiais podem ser acessados a qualquer tempo. Ou seja, você pode assistir quando quiser e de onde estiver.
>>> Matricule-se no curso “O Mundo do Sensível”
Conheça o Farol1817
O Farol 1817 é um portal educacional da Província Marista Brasil Centro-Sul de cursos gratuitos, livres e de temas diversos, com foco na promoção do bem comum. É um espaço de formação e bem-estar, que busca proporcionar momentos de reflexão e conhecimento.
Os cursos têm o objetivo de desenvolver a espiritualidade, promover o autoconhecimento e aprimorar as habilidades profissionais que podem ajudar todos a alcançarem seus objetivos. Valores como humanização, fraternidade, interculturalidade, simplicidade, solidariedade e sustentabilidade pautam os cursos.