A Regional Paraná Oeste da Animação Vocacional (AV) realizou nos dias 19 e 25 de Outubro, em Londrina (PR) e Adamantina (SP), respectivamente, o Encontro Vocacional Marista (EVOMAR).
Inspirados na temática “Projeto de Vida e Vocação“, os encontros tiveram como objetivo promover a descoberta de qualidades e reflexões sobre sonhos e projetos de futuro, bem como, apresentar a vocação da vida consagrada Marista.

Marista Escola Social Irmão Acácio

Em Londrina, a atividade ocorreu no Marista Escola Social Irmão Acácio e estiveram presentes adolescentes e jovens que frequentam a unidade. O Jovem Samuel Lima do Amaral, nos relatou um pouco sobre sua experiência e sentimentos:
“O Evomar foi uma experiência transformadora, que me levou a questionar como posso contribuir para uma convivência mais saudável e equilibrada, tanto na minha vida quanto na dos outros. Saí de lá com a certeza de que, quando nos abrimos para essas reflexões, nos tornamos pessoas melhores e mais próximas dos ensinamentos de Deus.”

Escolas Champagnat de Adamantina e Birigui

Em Adamantina, o encontro ocorreu na Escola Champagnat e, contou com a participação de adolescentes e jovens tanto da unidade, como da Escola Champagnat de Birigui. A jovem Alice Santana contou-nos um pouco sobre a experiência:
“Foi uma experiência muito importante para a gente, foi nossa primeira participação, é um encontro novo, e foi muito gratificante a gente poder ver e conhecer melhor as vocações e entender um pouco sobre o nosso propósito, além de olhar e conhecer um pouco vocações que achamos tão distantes da gente, mas, na real estão perto.”

Atividades

Ambas as iniciativas foram planejadas e distribuídas em quatro estações. Os jovens foram conduzidos por momentos de acolhida, dinâmicas e partilhas, explorando temas como o autoconhecimento, projetos de futuro e sonhos. Cada estação trouxe à tona questões profundas sobre a essência pessoal, vocação e o relacionamento com Deus. Um exemplo disso, é o relato do jovem Miguel Hostalácio:
“Um dos momentos que mais me impactou, foi quando tivemos que vendar os olhos e outra pessoa nos guiar pela escola, porque isso mostra como devemos cuidar do outro, zelar pela vida do outro”

Próximos passos

Para o decorrer de 2025, estão planejados outros EVOMARes, para as unidades atendidas pelo Regional.
📝 Filipe Henrique Santos Peixoto