Durante a última semana da X Conferência Geral do Instituto dos Irmãos Maristas, em Roma, esteve em pauta a preocupante situação na Ucrânia. A fim de unir forças e preces em prol da paz, o Ir. Ernesto Sánchez, Superior Geral do Instituto, junto ao Conselho Geral, Superiores Provinciais e Superiores de Distritos, divulgaram um manifesto.

“No fundo, um MANIFESTO de repúdio à guerra contra a Ucrânia. São palavras de apoio e solidariedade para com as pessoas que sofrem as graves consequências da guerra daquele país”, comenta Ir. Benê Oliveira, Superior Provincial da PMBCS.

Contra a guerra, a favor da paz

Em síntese, a mensagem é fruto das reflexões dos Irmãos diante dos noticiários. Bem como dos esforços que estão sendo realizados por Maristas de Champagnat com a finalidade de acolher os refugiados da guerra. 

“Juntamo-nos ao apelo do Papa Francisco pelo fim desta guerra desumana e nefasta. Convidamos os Maristas de Champagnat a acompanhar, a partir de suas possibilidades, os refugiados, concretizando o nosso apelo para caminhar junto aos marginalizados da vida. Comprometemo-nos para que a vida e o bem-estar das pessoas estejam acima de qualquer outro tipo de interesse ou ideologia que gere divisão e violência. Como educadores e evangelizadores reafirmamos nosso compromisso com a paz”, apresenta o documento.

>>> Leia o Manifesto contra a guerra na Ucrânia na íntegra.

Apelo do Papa Francisco

O apelo ao qual a mensagem se refere é da Oração do Angelus, no segundo domingo da Quaresma. Na ocasião, o Papa Francisco pediu: “Em nome de Deus, peço-vos: interrompei este massacre!” 

Conforme explica o Ir. Ángel Diego, diretor do Secretariado de Solidariedade do Instituto Marista, como Maristas de Champagnat, nós também nos unimos ao grito do Papa. 

“E, particularmente, ao grito de milhões de pessoas que sofrem o horror da guerra. Não apenas nos unimos a esse grito desesperado, mas também queremos dar passos concretos para estar com nossos irmãos e irmãs que sofrem”, afirma.

Solidariedade e acolhimento aos refugiados

Além disso, Ir. Ángel escreve:

“O Papa Francisco, em sua mensagem, após a oração no dia 13 de março, foi claro em sua proposta: ‘Diante da barbárie da matança de crianças, inocentes e civis indefesos… a única coisa a fazer é por fim à inaceitável agressão armada’. Sim, juntemo-nos àqueles que clamam pelo fim de toda violência. Juntemo-nos àqueles, cristãos e pessoas de boa vontade, que estão trabalhando para o fim, o mais rápido possível, do drama da guerra, da violência e da insensatez. Juntemo-nos às pessoas e organizações anônimas para ajudar o mais rápido e efetivamente possível. No mundo marista, especialmente na Europa, estamos encontrando respostas proféticas para ajudar. Propostas individuais, de famílias, de centros e de comunidades, que são organizadas por nossas Unidades Administrativas, seja como iniciativa própria, ou aderindo a outras congregações ou instituições.

A convite do Papa Francisco, os refugiados já estão sendo acolhidos. Milhares de crianças, mulheres e pessoas idosas estão deixando o horror da guerra. A resposta marista já está indo ao encontro das necessidades concretas das pessoas que tiveram que fugir: acolhimento nas comunidades maristas, abertura de instalações, campanhas de arrecadação de dinheiro e necessidades básicas, ofertas de colaboração, etc. As cinco Províncias Maristas da Europa já estão respondendo a esta emergência, assim como nossas ONGs: Grécia, Portugal, Bélgica, Romênia, Itália… A lista de presenças maristas que estão se mobilizando está crescendo a cada dia. Irmãos e leigos maristas de Champagnat, não podemos esquecer que ‘nos refugiados, Cristo está presente’ e ‘O Senhor Jesus vos espera em cada um deles’ (Regra de Vida, 32)”.

Responder com audácia

Nesse sentido, vale destacar também que, a partir do XXII Capítulo Geral do Instituto, nos comprometemos a responder com audácia às necessidades emergentes. Ou seja, somos chamados a defender a dignidade daqueles que sofrem. Sobretudo, das crianças e jovens nas periferias. Principalmente a periferia produzida pela guerra.

“Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para agradecer a todos os Maristas de Champagnat que já se mobilizaram, individualmente ou em grupo. Uma onda de solidariedade está sendo sentida e experimentada em todo o Instituto, como uma família global”, destaca Ir. Ángel Diego.

Oração pela paz na Ucrânia e no mundo

Enfim, reforçamos o chamado para intensificar nossos momentos de oração pela paz. Sejam individuais, sejam em família, em comunidade ou junto a um grupo cristão.