Aconteceu no dia 29 de abril, na Chácara do Colégio Marista Arquidiocesano, em São Paulo, o Retiro de Páscoa. O evento aconteceu em parceria entre Animação Vocacional, Regional Norte, e Marista Escolas Sociais de São Paulo. O evento contou com a presença dos colaboradores da Escola Ir. Justino, Robru e Ir. Lourenço. Para além das Escolas Sociais, o retiro contou com a assessoria dos Irmãos da Comunidade Ir. Lourenço e do Pe. José Maria, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de União de Vila Nova.  

 

Os participantes foram convidados a refletir sobre a centralidade da missão marista em tornar Jesus Cristo conhecido e amado e contou com momentos de espiritualidade, formação, reflexão e partilha. A ênfase do encontro foi na Missão marista e na Campanha da Fraternidade. 

 

Ainda sobre o Retiro, Vitor Cabral, Assistente de Pastoral do Ir. Lourenço acredita que foi um momento bom para se pensar em várias questões, que não são possíveis dentro da rotina ocupada dos dias de trabalho. “Acho que foi bem importante, principalmente nessa questão que a gente está passando, dessa correria toda, essas questões que estão acontecendo nas escolas; a gente poder parar um dia para poder pensar, para poder ler a bíblia, estudar, acho que foi bacana.” 

Entre os 30 participantes do encontro, estavam também dois vocacionados maristas, Leo Soares e Cristian Santos, que estão sendo acompanhados e discernindo o chamado de Deus para se tornarem Irmãos. O Ir. Rafael Fernandes afirma que “a participação deles no retiro auxiliou-os na dinâmica do discernimento, pois possibilitou um lugar propício do exercício da presença de Deus”. Acrescenta ainda que “a melhor maneira de animação vocacional é estar presente com os jovens, compartilhando vida e experiências”. 

 

Segundo o Ir. Bruno Marcondes, Coordenador Regional da Animação Vocacional, “o retiro possibilitou a todos os participantes renovarem o chamado vocacional que cada um tem em ser e expressar o ser marista em toda diversidade”. Acrescenta ainda que “Para além dos momentos de reflexão e interioridade, foi possível perceber como o coração dos participantes ardem com momentos como esses, pois possibilitam reconectar com o próprio projeto de vida e aí reconhecer o chamado e a própria vocação”. 

 

Vale a pena ressaltar que, além dos vocacionados que estavam presentes, entre os 30 participantes, um jovem despertou interesse em saber mais sobre a vocação de Irmão e passa a ser acompanhado. Ele provavelmente participará do encontro vocacional que será animado pelo time da Regional Norte, no final do mês.