Nas primeiras horas do dia 6 de fevereiro de 2023, um forte terremoto atingiu a Síria, a Turquia e outros países do Oriente Médio. Olhos do mundo inteiro se voltaram para a região, que está enfrentando uma dura realidade, que deixou vítimas fatais e muitas famílias feridas e desabrigadas. Além disso, construções destruídas ou estruturalmente condenadas.

“Acordamos às 4h17 da manhã, a terra começou a tremer por mais de 30 segundos”, conta o Ir. George Sabe, que vive em Alepo, uma das cidades mais afetadas ao norte da Síria, a cerca de 30 Km do epicentro do terremoto. Em entrevistas para o portal COPE, o Irmão Marista lamentou que esta catástrofe esteja ocorrendo em um país que já sofreu tanto com a guerra. Ir. George é sírio e líder do projeto dos Maristas Azuis de Alepo desde 2011.

A saber, a magnitude do terremoto foi de 7,8 na Escala Richter, o que denota sua gravidade. Entre os esforços de profissionais e voluntários, uma onda de solidariedade também está em curso, com o intuito de amparar quem mais precisa.

Solidariedade Marista

Em nome do Instituto Marista, a Fundação Marista pela Solidariedade Internacional – Onlus (FMSI) está liderando a resposta dos Maristas de Champagnat a essa emergência. Em suma, está contribuindo na destinação de recursos para os Maristas Azuis de Alepo, que estão ajudando a população atingida.  Eles abriram sua casa e, até então, já acolhem mais de 1000 pessoas. Os Irmãos oferecem comida e algo quente para aliviar as baixas temperaturas e a falta de eletricidade. Bem como atenção para que esses indivíduos possam encontrar um pouco de paz em meio a uma situação tão desafiadora.

“Sentimos uma profunda dor em solidariedade com as famílias e comunidades tão afetadas pelos recentes terremotos na Síria e na Turquia e queremos mostrar nossa proximidade e solidariedade”, disse nosso Superior Geral, Irmão Ernesto Sanchez.

Ir. George Sabé pede aos países do Ocidente que deixem de lado suas sanções e contribuam com ajuda humanitária para a população síria. Sobretudo para a cidade de Alepo. “Uma cidade que havia sido economicamente muito rica e agora está em uma situação dramática”, relata em matéria publicada pelo site Antena 3.

Terremoto Alepo

Como colaborar

A FMSI lança um apelo pela ajuda de todos os países. Você pode contribuir com doações financeiras, por meio dos dados bancários em seguida.

Transferência bancária

Conta corrente em nome da Fundação Marista pela Solidariedade Internacional – Onlus.
Banco Etica
Causa: TERREMOTO
Código BIC/SWIFT: ETICIT22XXX
IBAN: IT81S0501803200000017082033

Neste link também é possível realizar doações via cartão de crédito.

 

Que São Marcelino Champagnat e a Boa Mãe iluminem os passos de todos que precisam de esperança nesse momento.