De 22 a 24 de setembro, os colaboradores Khalil Gibran Martins Zeraek Abdalla, Ricardo Pereira Alves do Nascimento e Cristina Maria de Aguiar Pastore, da PUCPR, e Bruno Manoel Socher, da Organização Religiosa da PMBCS, participaram do encontro “Economia de Francisco”, em Assis, na Itália.

O encontro traz consigo um conceito que instiga contribuições colaborativas em torno de novas formas econômicas, mais dinâmicas, humanas, vivas e participativas. Além disso, faz referência a São Francisco, o santo de Assis. Também por isso essa cidade foi escolhida para sediar o evento. No Brasil, em consonância com a proposta do evento internacional, há a Articulação Brasileira da Economia de Francisco e Clara. Incluíram o nome Clara, em referência a Santa Clara de Assis e que traz também a perspectiva feminina ao projeto.

Antes e depois do encontro

A organização para essa grande reunião de povos e experiências começou em 2019 com a Carta do Papa Francisco, que foi um convite para o evento. Como consequência da pandemia, o encontro presencial, que seria em 2020, precisou ser adiado. Enquanto isso, as atividades seguiram de maneira remota, distribuídas em 12 vilas, cada uma com suas propostas.

Bruno Socher (especialista da Diretoria de Identidade, Missão e Vocação da PMBCS), por exemplo, entrou oficialmente para a iniciativa da Economia de Francisco, em 2022. A tempo de participar do encontro na Terra de São Francisco e trazer seus aprendizados para a nossa Província.

Programação do encontro 

Em síntese, a programação dos três dias de encontro levou em consideração três movimentos. São eles: a colheita, as ideias e o pacto.

Primeiramente, no dia 22, os participantes puderam escutar testemunhos individuais de jovens do mundo todo sobre como eles vêm atuando frente à Economia de Francisco. Depois, participaram de um painel chamado “A única guerra justa é aquela que não é lutada”, com vítimas de regiões de conflito. Em seguida, houve uma sessão plenária com embaixadores da Economia de Francisco, entre eles, o Pe. Vilson Groh, afiliado marista de Florianópolis (SC). 

No dia 23, as pessoas fizeram encontros com suas vilas. Bruno Socher esteve presente na vila de Finanças e Humanidades. Por fim, houve o encontro com o Papa Francisco. A leitura e a assinatura do pacto marcaram o dia 24. Clique aqui para ler o discurso do Papa.

Colaborar para acolher e construir 

Para Bruno, a Economia de Francisco é uma proposta única e desafiadora que vem sendo construída. “É uma proposta econômica que inclui todas as pessoas, não marginaliza e não explora ninguém. É um pacto de paz, que traz a economia a serviço da pessoa humana e não o oposto. Procura reduzir a desigualdade. O desafio é saber como trabalhar o pacto sem adaptá-lo às vontades individuais. É um caminho claro, aberto ao diálogo de crescimento de todos”, destaca.

De acordo com Ricardo, a expectativa desse encontro foi o de viver o entusiasmo de um processo que deseja propor um novo mundo possível: mais humano, fraterno e economicamente justo para todos. “Como educadores Maristas, entendemos que uma nova economia passa também por uma nova educação”, explica.

Curso do Farol 1817

Sem dúvida, a participação dos Maristas de Champagnat no encontro com o Papa Francisco será mais um impulso para a prática de projetos relacionados à solidariedade. 

E com o intuito de fazer esses aprendizados e reflexões chegarem a mais gente, o portal Farol 1817 disponibiliza um minicurso online e gratuito. A saber, a formação intitulada Economia de Francisco faz parte da série “Nos passos de Francisco”, que aborda temas prioritários do atual Pontificado.

>>> Leia também: O que é a economia de Francisco e Clara?