Participar do Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM) é uma maneira de dizer sim à vocação laical. De ser discípulo de Jesus no estilo de Maria e dar continuidade à obra de Marcelino Champagnat.

Por isso, damos graças pelo sim manifestado pelos mais novos integrantes do MChFM da Província Marista Brasil Centro-Sul. No dia 31 de outubro, em Florianópolis (SC), nasceu a Fraternidade Irmão Celso Conte.

Os fraternos fazem parte da Escola Social Marista Lúcia Mayvorne, na comunidade de Monte Serrat. Leigos e Leigas dispostos a ser farol que ilumina. Bem como a ser sal e fermento para fazer crescer a obra marista.

Movimento em Florianópolis

Até então, considerando a região da Grande Florianópolis, o Movimento Champagnat da Família Marista contava com duas Fraternidades. Uma chamada La Valla, no bairro Jardim Atlântico. E outra no município de São José, nomeada da mesma maneira que a cidade em que se encontra.

“Especificamente aqui na ilha, aqui na capital, ainda não tínhamos Fraternidade. Mas os Irmãos já atuavam aqui no Monte Serrat e havia presença marista desde 1999. Portanto, são 22 anos de apoio, de trabalho, de lutas e vitórias. Uma presença marista bem significativa”, conta o Ir. Pedrinho Tambosi.

Homenagem ao Ir. Celso Conte

Dessa forma, o nome escolhido para o grupo faz uma justa homenagem ao Irmão muito querido pela comunidade local. 

É bom recordar que, em 2008, foi criado o Centro Social Marista Irmão Celso Conte, que atendia crianças e adolescentes no contraturno. Posteriormente, com foco na educação escolar, então o Grupo Marista assumiu a escola estadual, que hoje se chama Escola Social Marista Lúcia Mayvorne”, completa Ir. Pedrinho.

No entanto, o nome do Ir. Celso Conte continuou a ser lembrado, como um exemplo de amor ao próximo. Principalmente porque vários educadores e fraternos o conheceram e o tiveram como catequista. Sendo assim, a fundação da Fraternidade com o nome do Irmão também é uma maneira de homenageá-lo. E de fazer frutificar ainda mais seus ensinamentos.

Fraternidade Ir. Celso Conte - MChFM Florianópolis Regional

“O nosso objetivo está conectado com as diretrizes do MChFM, com foco na vivência da espiritualidade, nos valores, na missão e na vivência familiar fraterna, em conexão com o legado de Marcelino Champagnat, ressalta Ir. Pedrinho.

Próximos passos da Fraternidade

“Agradecemos toda dedicação do Irmão Pedrinho Tambosi pelo nascimento da nova Fraternidade, que contou também com o apoio de Sandro Liesch, animador do Regional Leste Santa Catarina”, destaca Flavia Rodrigues Lopes, colaboradora da Diretoria de Identidade, Missão e Vocação da PMBCS e integrante do MChFM.

Oficializada a criação desse grupo de Leigos e Leigas, teve início o processo de planejamento das atividades e de um itinerário para 2022. 

“Que Marcelino e a Boa Mãe intercedam junto a Jesus, para nossa perseverança nesse caminho de construção”, almeja Ir. Pedrinho. 

Saiba mais sobre o MChFM

Clique aqui para saber mais sobre a experiência vocacional do Movimento Champagnat da Família Marista, onde estão localizadas as mais de 30 Fraternidades da PMBCS e como fazer parte dessa iniciativa inspiradora.