A Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) reuniu os coordenadores de comunicação das congregações religiosas para um encontro formativo que contou com mais de 200 participantes online. A formação teve como foco as Narrativas de Esperança, inspiradas na mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Entre os participantes, estiveram presentes representantes dos Maristas do Brasil: Lorena de Oliveira e Francine Junqueira, da União Marista do Brasil (UMBRASIL), e Juliana M. Fontoura Galline, da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS).

A formação teve como assessores Natasa Govekar, diretora do Departamento Teológico-Pastoral do Dicastério para as Comunicações do Vaticano, e Irmã Nina Krapić, também integrante da seção teológico-pastoral do Dicastério. A tradução foi conduzida por Murilo Issaci Borges. O objetivo central foi refletir sobre o papel dos comunicadores religiosos na construção de uma comunicação humanizada e transformadora.

A assessora de comunicação da CRB, Irmã Neusa Santos, ressaltou que o Papa Francisco convida os comunicadores a serem protagonistas de histórias de esperança, combatendo a cultura da desinformação e do desespero. Durante o evento, foi enfatizada a importância de “contar histórias de esperança” e de valorizar acontecimentos que revelam o bem presente no cotidiano.

Dentre as iniciativas apresentadas, o Projeto Pentecostes se destacou como uma iniciativa do Dicastério para a Comunicação que busca animar a Vida Religiosa a visibilizar as ações de esperança em âmbito mundial. O projeto propõe uma comunicação que inspire e motive as comunidades religiosas a partilharem suas experiências de esperança em meio ao mundo das esperanças.

Juliana M. Fontoura Galline, gerente de comunicação da PMBCS, destacou a relevância do encontro:

“Foi uma alegria participar dessa reunião da CRB com a Natasa Govekar e com a Ir. Nina Krapić. Gostei quando a Natasa comentou sobre a Mensagem inspiradora do Papa Francisco no Jubileu do Mundo da Comunicação. Espero que, em nosso contexto da PMBCS, também possamos ser Comunicadores da Esperança, cuidadosos com o conteúdo e a forma das nossas comunicações. A Ir. Nina Krapić, apresentou o Projeto Pentecostes, que incentiva as religiosas do Brasil a relatarem suas histórias, que podem ser compartilhadas nos canais de comunicação do Vaticano. Valorizo a iniciativa, pois é preciso dar a conhecer o projeto da vida religiosa especialmente para as juventudes”.

A formação foi um momento enriquecedor de aprendizado e partilha, reforçando o compromisso da CRB em capacitar seus comunicadores para que sejam verdadeiros testemunhas da esperança, especialmente em tempos de desafios. A comunicação vai além da mera transmissão de informações; trata-se de um serviço à humanização. Nesse cenário, torna-se fundamental refletir sobre como as novas tecnologias e as redes sociais podem ser utilizadas para amplificar mensagens de esperança.

Acesse a matéria na íntegra AQUI!