No dia da celebração de seu aniversário de cinco anos, o Memorial Marista lançou mais uma novidade: o podcast “Crônicas Maristas | Nossos Superiores Gerais”. Sua principal motivação é estabelecer uma abordagem crítica, com base em pesquisas inéditas e entrevistas com estudiosos, sobre o legado das lideranças maristas, evidenciando que algumas organizações religiosas – como o Marista – têm muito a contribuir com a reflexão sobre a “gestão com propósito”, ou “gestão baseada em valores”, e a liderança humilde, assunto tão estudado nos dias atuais no universo das grandes organizações globais. 

Ou seja, a série vai buscar nesses personagens maristas as suas intuições de liderança, intencionalidades, conhecimentos e crenças sobre a prática da gestão consideradas vanguardistas para a época, a importância e a relevância do grupo no empoderamento e compartilhamento da missão, fatos que permitiram ao Instituto Marista sobreviver e expandir sua atuação no mundo, mesmo diante de muitas adversidades. 

Nesse sentido, trata-se de um resgate primoroso da história marista realizado pelo Memorial. E, acima de tudo, uma lição inspiradora para os gestores e líderes atuais, sejam eles maristas ou não.

Ir Francisco - PodcastPrograma de estreia – #1 A – Biografia

O primeiro podcast da série apresenta a história do Ir. Francisco Rivat. Ou seja, o sucessor de Champagnat. Aquele que exerceu a grande responsabilidade de ser o primeiro Superior Geral do Instituto Marista, após o falecimento de Marcelino.

Você sabia que Ir. Francisco chegou a duvidar de suas qualidades para assumir a administração do Instituto? No entanto, ele era considerado como um filho espiritual de Champagnat. Seu homem de confiança.

Por isso, o podcast traz luz a diversos momentos, desde a eleição do Ir. Francisco, seu drama pessoal com a transição de governo, as conquistas de sua gestão e a renúncia como Superior Geral, ato que permitiu ao seu sucessor o reconhecimento de Roma e internamente, da própria Congregação.

Dessa forma, essas Crônicas Maristas apresentam um retrato amplo dos primeiros Superiores Gerais. Além do contexto histórico e institucional, também exploram os conflitos psicológicos, os dilemas morais, os traços espirituais e as decisões administrativas. Uma abordagem biográfica mais rica e inspiradora para os nossos dias.

>>> Clique aqui para ouvir o primeiro podcast.

O que vem por aí

A primeira temporada do podcast é composta por 12 episódios. Eles podem ser ouvidos no Spotify e no portal Farol 1817. Cada programa com periodicidade mensal.

Em princípio, a equipe vai produzir três episódios por Superior Geral. O primeiro com foco nos dados biográficos e históricos. O segundo com dados de gestão. E, finalmente, o terceiro com enfoque em espiritualidade.

Em conclusão, a cada trio de episódios, o Memorial Marista também lançará um e-book com informações adicionais sobre os Superiores Gerais.

Ficha técnica do podcast

A elaboração dos podcasts é uma iniciativa da Diretoria de Identidade, Missão e Vocação da Província Marista Brasil Centro-Sul, junto à equipe do Memorial Marista. 

Direção geral: José Leão da Cunha e Dyogenes Philippsen Araújo
Pesquisa de conteúdo e roteiros: Angelo Ricordi, Dyogenes Philippsen Araújo e Juliana Fontoura Galline
Produção executiva e direção artística: Juliana Fontoura Galline
Captação de áudio: João Borges
Edição e sonoplastia: Pata de Elefante Filmes 

Os áudios são dedicados a todos os Maristas de Champagnat (Irmãos, Leigos, Leigas colaboradores, gestores Maristas, etc.). Bem como a todos os interessados em nossa história, como instituição, assim como em histórias de vida inspiradoras.

Saiba mais sobre o Memorial Marista

Desde sua abertura, no dia 29 de abril de 2017, em Curitiba (PR), o Memorial Marista realiza o importante trabalho de aproximar os visitantes da história de Marcelino Champagnat. Ademais, reconhece o protagonismo das pessoas, evidenciando a resiliência e o desenvolvimento do Instituto Marista ao longo de mais de 200 anos.

Os espaços de exposição proporcionam, gratuitamente, oportunidades formativas, lúdicas e espirituais. Além disso, o Memorial atua nas áreas de pesquisa histórica, publicações, espiritualidade, preservação de acervos documentais e audiovisuais.