A 18ª mensagem da Comissão Internacional da Missão Marista para todas as Províncias, faz uma reflexão sobre a catequese em geral. “Catecismo escolar, educação da fé e cuidado sacramental” é o título dado a carta que lembra: “O desejo de Deus vive no coração do homem e deve ser compreendido.”

Conciliar fé, cultura e vida é um grande desafio em um mundo turbulento e com diferentes realidades. As dúvidas e receios que surgem nesse cenário também interferem nas obras educativas católicas. Esse documento foi criado com o objetivo de apoiar os Maristas de Champagnat nesse desafio de modo que possam dar continuidade a missão de tornar Jesus Cristo conhecido e amado.

>>>> Acesse aqui a Mensagem

O catecismo nas obras educativas Marista

A educação cristã é baseada na dinâmica e organização de dois movimentos, aprendizagem e catequese. Por um lado, temos o conhecimento científico como base da educação primária. Já por outro, as orações e a formação de acordo com a inspiração Mariana com o objetivo de orientar a vivência religiosa.

Marcelino utilizou as disciplinas da educação primária como base para compreender a vida religiosa. Ou seja, vinculou os conteúdos para que crianças e jovens desenvolvessem uma visão mais ampla da realidade. Assim, o fundador transmitia aos primeiros irmãos o amor de Deus.

Contudo, as novas gerações de jovens buscam uma relação própria em seu caminho de fé. Envolver essa nova geração no caminho de Jesus Cristo exige construir relações baseadas na escuta, empatia e confiança, além de inovar as relações entre instituições, famílias e indivíduos.

Em nome da Comissão Leonardo Humberto Soares ressalta, “O desafio da educação marista, como oportunidade, é recolher essa diversidade, buscar uma resposta específica para o local e, ao mesmo tempo, compreender e acolher a dimensão global. Nasce dessa perspectiva uma catequese como um mosaico de vários rostos específicos, mas que encontram a unidade num semblante de Jesus Cristo.”

O Instituto Marista, por meio dos membros da Comissão, celebra o resultado da educação evangelizadora em suas 600 obras espalhadas pelo mundo e deseja continuar inspirando os Maristas de Champagnat (Irmãos e leigos) que atuam diariamente em cada uma delas. Desejam, ainda, que essa mensagem possa chegar a todos aqueles que estão comprometidos com a missão Marista.

Por fim, quem quiser compartilhar suas ideias, reflexões ou experiências sobre esta mensagem ou as anteriores deve escrever para [email protected].