Neste mês de março, Ir. Benê Oliveira, nosso Superior Provincial, traz uma mensagem em comemoração aos 120 anos da editora FTD:

 

Palavras do Superior Provincial

 

Roma, 23 de março de 2022.

 

Meus caros Irmãos Délcio Balestrin, Vanderlei S. dos Santos, Antonio Rios, Ricardo Tavares e na pessoa de vocês, saúdo todos os integrantes do CAD, seus diretores, autores, editores, gerentes, gráficos, divulgadores, professores, estudantes, equipes técnicas / de serviços, colaboradores na ocasião ímpar da celebração dos 120 ANOS de Fundação da FTD Educação (1902 – 2022).

Um alô da nossa Sede Geral (Casa Geral) em Roma, diante do afresco do FTD – Frère Théophane Durand – na ala da galeria dos Superiores Gerais! Hoje a nossa FTD Educação completa 120 ANOS de FUNDAÇÃO, de SERVIÇO e AMOR à EDUCAÇÃO BRASILEIRA!

Se é verdade dizer que se conhece a árvore pelo fruto, não é destituído de sentido afirmar que uma editora vale pela geração de estudantes que bem soube formar e educar. Um Ato de Fé e de Esperança na Educação abriu as portas da FTD Educação há 120 Anos atrás para iniciar o seu empreendimento editorial, emanado do legado de São Marcelino Champagnat de “formar bons cristãos e virtuosos cidadãos”.

A celebração de tão marcante data nos oferece ocasião propícia de recordar não só o maravilhoso passado, mas de viver o pujante presente e a profecia de um futuro esperançoso para a nossa editora. Reconhecemos a dedicação, habilidades e competências da atual Presidência, Superintendência, Diretorias, Gerências, Editoriais, Autores, Gráficos e demais colaboradores, mas imensamente agradecidos a tantos quantos os precederam na gestão da FTD Educação, nascida do coração da Igreja e do coração sem fronteiras de São Marcelino Champagnat, nosso fundador. Muito obrigado pelo bem que continuam a fazer diante da gloriosa história que ainda temos a narrar, a construir e a escrever às gerações atuais e futuras de estudantes brasileiros.

A Conferência Geral do Instituto Marista que reúne os Provinciais da nossa Família Global (em Roma) carrega o lema “Olhar Além!”. Desde 1902 nossa Editora sabe que “Educar bem é pensar além”. Desde os seus pioneiros até as suas lideranças atuais, a FTD pensa e age muito além dos livros dentro e fora da sala de aula, o que a inspirou nos últimos tempos a renovar e ampliar o seu compromisso de enxergar a educação como potencial de descoberta, escolha, liberdade, cidadania e transformação da sociedade brasileira por meio de soluções educacionais
conectadas com o futuro e que conferem muito diferencial e prazer ao ato de aprender dos seus estudantes.

Estamos deveras felizes em celebrar tão relevante efeméride da FTD Educação, a mais completa editora de livros didáticos (e, atualmente, também de sistemas de ensino e novas tecnologias de educação) do Brasil e a primeira a oferecer todas as áreas do ensino. FTD é sinônimo de empresa parceira, flexível e humana no mercado editorial brasileiro por inovar nos conteúdos impressos e digitais.

Onde quer que se encontre estudantes, leitores e usuários dos livros e soluções educacionais da FTD Educação, temos ali pessoas que carregam os valores perenes da nossa cultura institucional.

Que o Senhor – Deus da vida e da história, Maria – nossa terna e Boa Mãe, e São Marcelino Champagnat, apóstolo das crianças e jovens, continuem abençoando, protegendo e perenizando a FTD Educação e conceda a todos a graça e a coragem de recomeçar sempre.

 

Vida longa a FTD Educação!
Um fraternal e agradecido abraço,

 

Irmão Antonio Benedito de Oliveira, fms
Superior Provincial – PMBCS
Irmãos Maristas das Escolas | FMS