Há quase 50 anos, setembro é celebrado pela Igreja do Brasil como o Mês da Bíblia. Ou seja, um período marcado por diversas ações para fortalecer o estudo e a contemplação da Palavra de Deus.

Em 2020, é o livro do Deuteronômio que fundamenta a programação deste mês, com o lema “Abre a tua mão para o teu irmão” (Dt 15,11). 

Certamente, essa é uma reflexão que pode nos fornecer muitos subsídios para o momento atual. Afinal, o livro aborda questões morais e éticas, as relações com Deus e com o próximo, a preocupação com a justiça e a solidariedade junto aos menos favorecidos.

De acordo com Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba e presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o texto-base para o Mês da Bíblia quer aproximar os leitores de hoje da experiência de fé dos protagonistas de ontem. “É como se os de outrora e os de agora se reunissem para conversar sobre aquele Deus que se revelou, que se deixou conhecer”, afirma.

Farol de Esperança 17.09Painel Farol de Esperança

Para complementar esse período de aprofundamento do estudo da Bíblia, a equipe organizadora do painel Farol de Esperança também convida a todos para um bate-papo virtual sobre “Teologia, esperança e espiritualidade”

A atividade será no dia 17 de setembro, às 17h, no Youtube do Farol 1817. E contará com os seguintes assessores:

  • Cesar Kuzma professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUC-RIO e presidente da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (SOTER);
  • Alzirinha Souza – professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP);
  • Denilson Rossi – professor de Teologia e especialista em Formação Humana – Counseling – IATES

Os convidados participarão da conversa a fim de refletir sobre o papel fundamental da teologia cristã e da espiritualidade como meios para o fortalecimento da esperança, da resiliência e da atitude positiva perante a vida. E, sobretudo, frente aos desafios da atualidade.

Serviço

Painel Farol de Esperança
Quando: sempre às quintas-feiras
Horário: 17h
Onde: canal do Youtube do Farol 1817