Você sabe dizer o que faz um time de Animação Vocacional? Na Província Marista Brasil Centro-Sul, são as pessoas responsáveis por despertar, animar e acompanhar jovens que estão na fase de descoberta de sua vocação. Ou seja, um trabalho em prol de vidas com propósito e da construção do Reino de Deus. 

Durante todo o ano, há ações da Província nesse sentido. No entanto, vale ressaltar um período especialmente propício para a sensibilização vocacional. Estamos falando de agosto, celebrado pela Igreja como o Mês Vocacional

Encontros de Animação Vocacional

Ao longo desse mês, em 2022, a equipe de Animação Vocacional (AV) da Regional Santa Catarina promoveu diversos eventos, sobretudo para marcar o retorno das ações presenciais. Momentos dedicados principalmente aos alunos dos Colégios Maristas e Marista Escolas Sociais. Todos alinhados ao lema “Cuidar e gerar vida Marista”, que norteia o Ano das Vocações Maristas

A saber, os eventos foram realizados em quatro cidades de Santa Catarina. São elas: Florianópolis, Chapecó, Criciúma e Jaraguá do Sul. As atividades dentro das escolas e colégios foram conduzidas pelo Irmão Rafael Ferreira.  

Além disso, alunos do Marista Escola Social São José participaram de uma Trilha Vocacional Marista no Costão do Santinho. Um momento que, além de diversão e aventura, fez os jovens refletirem sobre suas vocações. E contou com a experiência dos Irmãos Rafael Ferreira, Pedrinho Tambosi e Valdir Gugiel.

Por fim, no dia 28 de agosto, na cidade de Caibi (SC), aconteceu a 5º Romaria Vocacional da Diocese de Chapecó. Motivados pelo tema: “Com Maria, testemunhas de Cristo que vive”, os jovens receberam uma provocação para pensar na Vocação Religiosa Marista, como uma proposta de projeto de vida. A romaria teve a participação de 4.000 pessoas. Teve início, pela manhã, com a acolhida das caravanas de romeiros, momento de integração, interioridade e Celebração Eucarística. Em seguida, no período da tarde, os romeiros participaram de oficinas vocacionais, momentos culturais e da festa vocacional das cores. A tenda vocacional Marista contou com a presença de Irmãos, formando, vocacionado e animadores vocacionais.  

Parcerias a favor das vocações

Nesse meio tempo, a equipe da Regional Norte também se fez presente em todo o seu território de forma presencial. Na cidade de São Paulo (Zona Leste), por exemplo, animou e participou do Dia do Marista, em uma celebração que reuniu colaboradores de quatro Marista Escolas Sociais.

Em Ribeirão Preto, marcou presença nas celebrações, missas e diálogos junto às equipes de Pastoral nos Colégios Ribeirão Preto e Champagnat. E com ações direcionadas aos jovens do Marista Escola Social Irmão Rui, foram três dias de trabalho com turmas de 9° ano e Ensino Médio, envolvendo aproximadamente 420 educandos. Ademais, junto à Igreja, na Paróquia Nossa Senhora do Jubileu em Ribeirão Preto, foi realizado o primeiro encontro do Jovem Cristão, com 23 jovens da comunidade.

Da mesma forma, em Brasília, houve um dia intenso de visitas às unidades e de partilha com os coordenadores da PJM sobre a temática da vocação. E em Goiânia, um dia de partilha entre Pastoral e AV sobre sonhos, articulações, vocacionalização das ações. Bem como atividades organizadas pela Pastoral com cerca de 190 alunos.

Feira de Profissões e Animação Vocacional?

A Regional de AV Paraná Leste/Oeste aproveitou a Feira de Profissões do Colégio Marista Londrina, para falar sobre Vocação com cerca de 250 alunos do Ensino Médio da instituição. Foi uma oportunidade de promover oficinas sobre projeto de vida, meditação e autoconhecimento, além de apresentar a vocação religiosa marista, a partir do relato do Ir. Sadi Cella.

Vocação como caminho para a felicidade

Além disso, o calendário de agosto também foi recheado pelas atividades da Semana Vocacional Marista. E uma das produções da equipe de AV da Província foi a música “Dom da Vida”, uma composição da colaboradora Eliane Bueno que certamente marcará todo o Ano das Vocações Maristas. Em síntese, um convite para refletirmos sobre a nossa vocação e, principalmente, a vocação religiosa Marista.

Confira a canção:

Prioridade do Triênio

Finalmente, vale lembrar que fomentar a Animação Vocacional é um dos itens que compõem a campanha Prioridades do Triênio, lançada recentemente pela PMBCS. E que traz luz para objetivos estabelecidos para a missão até 2024.