Na manhã do dia 07 de dezembro de 2019, a Província Marista Brasil Centro-Sul teve a alegria de celebrar uma Missa em Ação de Graças com três intenções muito especiais. A primeira delas está ligada a profissão dos  Primeiros Votos Religiosos pelo Ir. Rafael Reinaldo Rodrigues Fernandes.

Na ocasião, também foi realizada a Renovação dos Votos dos Irmãos Edicarlos Pereira Coelho, Jeferson Hugen e Lucas José Ramos Lopes, em clima de agradecimento pela dedicação demonstrada nestes primeiros anos de Vida Religiosa e de compromisso com a continuidade da missão.

“A renovação dos votos para mim é a confirmação de estar no caminho certo, que é o do seguimento de Jesus Cristo por meio do carisma Marista. E seguindo o apelo do Papa Francisco de que ‘a vida consagrada nasce e renasce do encontro com Jesus assim, como é: pobre, casto e obediente’, vou vivendo minha vida de Irmão”, afirma Ir. Jeferson.

E, como terceira intenção, houve a celebração das datas jubilares dos Irmãos Afonso Mário Heck, pelos 60 anos de Vida Consagrada, e Francisco Fontana, pelos 25 anos.

Sobre este momento celebrativo, Ir. Francisco Fontana deixa a seguinte mensagem: “Gratidão é a palavra que vêm aos meus lábios quando recordo esse rico momento que foi celebrar 25 anos de Vida Consagrada. Gratidão à Deus pelo convite a participar da sua messe na Vida Marista. Gratidão aos meus pais, pessoas simples e autênticas que souberam conduzir minha vida baseada nos valores que vivo e persigo até os dias atuais. Gratidão aos Irmãos Maristas que me acolheram, contribuíram na minha formação e deixaram significativos exemplos. Gratidão pelas pessoas que prepararam, celebraram este momento significativo. A cada um, obrigado de coração”.

A missa foi realizada na Capela Mãe da Misericórdia, do Memorial Marista, com a presença de Irmãos, colaboradores da Província, amigos e familiares dos homenageados.

Caminho de fidelidade, perseverança e gratidão

“O coração do Irmão Rafael está exultante hoje, pois sabe que o segredo da Vida Consagrada não está somente na felicidade de ser amado, chamado por Deus e escolhido por Maria, mas na fidelidade e na perseverança, a  exemplo do que fizeram os Jovens Irmãos que hoje também renovaram os seus votos (Edicarlos, Lucas e Jeferson) e dos Irmãos Jubilares de 2019: Francisco Fontana e Afonso Heck”, destacou Ir. Benê Oliveira, Superior Provincial da PMBCS, em seu pronunciamento durante a celebração.

 

Saiba mais sobre o Ir. Afonso Mário Heck 

O Irmão Afonso Mário Heck nasceu em 12 de maio de 1939, em Santa Rosa (RS). Ingressou na comunidade Marista ainda muito jovem, aos 12 anos, em 15 de janeiro de 1952, no Juvenato Sagrado Coração de Jesus, em Bom Princípio (RS), cidade em que também foi Postulante entre 1957 e 1958. Passou o Noviciado em Passo Fundo (RS), de 1958 a 1960, quando virou estudante do Colégio Marista do Cerrito, em Santa Maria (RS).

Fez seus primeiros votos em Florianópolis (SC), em 2 de fevereiro de 1959, e os votos perpétuos em 6 de janeiro de 1964 em Getúlio Vargas (RS). Nos seus 60 anos de consagração como Religioso Marista, passou pelos três estados da Região Sul do país, desenvolvendo a missão em diversas cidades. 

A vida e a consagração de Irmão Afonso Mário atestam um testemunho de simplicidade e humildade em sua atuação. Valores fundamentais que circundam sua vida religiosa.

Saiba mais sobre o Ir. Francisco Fontana

Descendente de italianos, o Irmão Francisco Fontana nasceu na cidade de Tapejara, interior do Rio Grande do Sul, no dia 26 de março de 1969. No dia 17 de fevereiro de 1987, ingressou na comunidade Marista de Caçador (SC). 

Seus Primeiros Votos ocorreram no dia 16 de julho de 1994, em Passo Fundo (RG). Ir. Francisco fez sua Profissão Perpétua em Jaraguá do Sul (SC) em 20 de maio de 2001, inspirado na frase: “O que é a argila em suas mãos, assim sois vós nas minhas…” (Jr.18,6). 

Desde que ingressou na comunidade de Caçador, passou por várias comunidades, a maior parte delas em Santa Catarina. 

Confira fotos da missa:

Saiba mais sobre os Primeiros Votos Religiosos do Irmão Rafael.