Entre os dias 12 e 17 de dezembro, os Irmãos Maristas da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) participaram em Florianópolis (SC) do tradicional Retiro de Irmãos, onde viveram momentos de fraternidade, espiritualidade e comunhão de propósitos e Missão. O lema do encontro deste ano foi “Viver apaixonadamente o ser marista hoje” e apresentou as novas Constituições do Instituto Marista, documento que norteia a vida do Instituto a dos Irmãos Maristas, aprovado pelo Vaticano.

“O Retiro nos ajudou a rezar a realidade de nossa vida e Província. A reanimar o primeiro amor o qual fomos chamados”, diz o Irmão José Aderlan.

Já para o Ir. João Batista, o Retiro foi um momento privilegiado, já que representa uma sintonia entre o espiritual e a natureza. “Foi um mergulho nas fontes do Instituto e nos permitiu revisitar as Constituições, já que temos contato com elas durante a nossa preparação na caminhada para se tornar um Irmão Marista. Um momento em que recordamos nosso compromisso como consagrados, confraternizamos, compartilhamos e nos aprofundamos”, conta.

O Encontro também marcou a celebração de Primeiros Votos, Renovação de Votos e Votos Perpétuos dos religiosos maristas.

Desta vez, o Ir. Ir. José Augusto Wendler, mais conhecido como Gutto, professou seus Primeiros Votos como Irmão Marista. “Desde muito novo eu sentia que poderia viver para servir a um bem maior, mas foi aos 32 anos que eu realmente atendi a esse chamado. O Papa Francisco nos provoca a estar em espaços que mais precisam. E é assim que viverei a missão de Irmão Marista: levando o carisma de Champagnat para as juventudes, principalmente até os mais vulneráveis, atuando pela garantia de direitos e para tornar Jesus Cristo e nossa mãe, Maria, conhecidos e amados”, planeja.

Na ocasião, também foi a vez do Ir. Edicarlos Coelho proferir seus Votos Perpétuos, reforçando seu compromisso com a vida consagrada e com a Missão de Marcelino Champagnat. “Este momento de consagração definitiva ou Votos Perpétuos é a concretização de um caminho de seguimento realizado. É entregar-se e abandonar-se totalmente a Jesus Cristo por amor a Ele, pois é o centro. É momento de gratidão e reconhecimento do amor gratuito e perfeito de Deus”, celebra.

Assista a cerimônia completa:

 

Renovação de Votos

A Missa também teve a celebração da Renovação dos Votos dos Irmãos Ir. Bruno Marcondes, Ir. Carlos Henrique Oliveira, Ir. Nathan Costa e Ir. Rafael Fernandes.

Além disso, na semana anterior, durante a Assembleia Provincial de 2022, a PMBCS celebrou as Bodas de Vida Religiosa dos Irmãos Estêvão Müller e Paulo Antônio Forster Ramos, 75 anos; Irmão Alberto Girardi, 70 anos; Irmãos Dario Bortolini e Rafael Mendes dos Santos, 65 anos; Irmão Lauro Pazeto, 60 anos; Irmãos Murilo Bertoldi e Vanderlei Siqueira dos Santos, 25 anos. Recordamos também Irmão Clemente Ivo Juliatto, falecido recente-mente, que era da turma de 1957, junto com os Irmãos Rafael e Lauro.