Nos últimos anos, o Ir. João Batista Pereira pôde vivenciar o carisma Marista de uma maneira diferente e repleta de aprendizados. De 2018 a 2020, ele esteve em missão em Baucau, no Timor Leste. 

Agora, ele está de volta a nossa Província Marista Brasil Centro-Sul trazendo um testemunho de muito amor. Principalmente pelas crianças e jovens. 

Preparação para a missão

Primeiramente, Ir. João Batista passou um tempo na Comunidade de Eastwood, na Província Marista da Austrália. Esse período foi planejado com o intuito de aprimorar o contato com a língua inglesa, bem como com a cultura local. 

“Os Irmãos apreciaram o seu jeito agradável, tranquilo e a sua presença fraterna e simples, assim como as suas habilidades culinárias criativas”, escreveu o Ir. Darren Burge, Vice-Provincial da Austrália, em sua mensagem de agradecimento. 

Ir. João Batista no Timor LesteAtividades desempenhadas no Timor Leste

Ir. João Batista chegou ao Centro de Formação de Baucau, no Timor Leste, em agosto de 2018. Desde então, dedicou-se à juventude. 

De acordo com os colegas de caminhada, ele foi um ótimo companheiro na formação, no acompanhamento e na convivência junto aos formandos maristas. E o seu empenho inicial na aprendizagem do idioma local, o Tétum, foi muito importante nesse processo.

Certamente, outra contribuição foi o apoio para o desenvolvimento do programa de Pastoral Juvenil Marista (PJM) no Instituto Marista de Formação de Professores (ICFP). A partir da experiência que já tinha na PMBCS, ele conseguiu impulsionar uma forte vinculação dos estudantes com essa iniciativa.

Conexão com os jovens

“João possui um jeito maravilhoso de lidar com os jovens. Ele esteve bem presente junto a eles como irmão, simplesmente irmão, na alegria, simplicidade e humildade. Ele tem uma grande capacidade de se conectar com os jovens e de envolvê-los em projetos. Devido à sua formação e apostolado marista junto aos jovens, João proporcionou aos nossos jovens formandos uma excelente formação teológica, para ajudá-los a compreender a nossa missão marista de educar e evangelizar a juventude do Timor Leste. Os formandos também receberam boas noções de espiritualidade apostólica marista. João também acompanhou os nossos aspirantes em suas experiências pastorais semanais regulares, principalmente na escola especial para crianças com deficiência auditiva. A sua paixão e amor pelas crianças e jovens contagiou-lhes e motivou-lhes a se dedicarem aos menos favorecidos do Timor Leste”, relata Ir. Darren. 

Convivência e proximidade 

Ir. Darren também é porta-voz da gratidão da Província pelos gestos de carinho demonstrados por meio dos dotes de gastronomia do Irmão missionário. “João partilhou o dom de suas habilidades culinárias e artísticas com a comunidade. Os aniversários dos Irmãos e formandos foram momentos de rica celebração espiritual e litúrgica. João soube combinar arte, música, recursos audiovisuais com ricos simbolismos, usando tudo o que pode para cativar os jovens para o grande amor que Deus tem por eles e que deseja que eles compartilhem com os outros. Não teve um aniversário, nesses últimos anos, sem que João fizesse um bolo especial. A celebração dos aniversários não é uma prática comum na cultura timorense, mas os nossos formandos ficaram tocados e felizes com a dedicação e os detalhes dados por João a essa especial data”.

Além disso, na oração comunitária, a liturgia diária era conjugada na língua local e em português. “Às vezes, a capela se transformou na margem do lago da Galileia, com rede de pesca, barco e a pesca diária”, recorda o Vice-Provincial da Província anfitriã.

Dom da Fraternidade

Em sua mensagem de boas-vindas pelo retorno da missão, Ir. Benê Oliveira, nosso Superior Provincial, afirma que esse foi, sobretudo, um ato de fé e de esperança. Ademais, agradece pela entrega e pelo devotamento à ação missionária. Assim como pela dedicação realizada de acordo com as possibilidades do projeto, da realidade e da cultura do país.

“Um Irmão Marista é chamado por Deus e escolhido por Maria para SER o DOM da FRATERNIDADE ao mundo, vivido em comunidade, na missão e testemunhado no relacionamento irmão entre os irmãos junto às crianças, jovens, Maristas de Champagnat. A leitura atenta do relato do Ir. Darren e o coração agradecido do Ir. João, comprovam que vale a pena ser Irmão Marista”, destaca Ir. Benê.

>>> Leia mais: “Palavras comovem, exemplos arrastam” – história vocacional do Ir. João Batista