Entre os dias 6 e 13 de julho acontecerá a Missão Universitária Ir. Henri Vergès. Jovens estudantes e ex-alunos da PUCPR participarão da ação solidária. Evento acontecerá em Itapejara D’Oeste, com presença dos jovens no Centro Marista de Juventudes. Cerca de trinta jovens participarão da experiência, que contará com a presença dos Irmãos José Augusto Wendler e Bruno Marcondes. Esta será a décima terceira edição da Missão.
A Missão Universitária Ir. Henri Vergès é promovida pela Diretoria de Identidade Institucional da PUCPR, em parceria com a Província Marista Brasil Centro-Sul.
Missão Universitária Ir. Henri Vergés
A Missão tem por objetivo oportunizar a vivência missionária, para que o contato com outras realidades desperte o desenvolvimento de valores humanos e cristãos. Promovendo, assim, o serviço voluntário, a responsabilidade social e a cultura da solidariedade.
Esta é uma atividade de solidariedade e amadurecimento do projeto de vida, a partir de uma realidade distinta. Os participantes são convidados a fazerem uma imersão em um contexto de interior.
Preparação
O grupo de jovens participantes esteve em encontros presenciais em Curitiba, no primeiro semestre do ano. Eles puderam refletir sobre o papel nas dimensões individuais e coletivas diante dos desafios de coexistência na Casa Comum.
Em Itapejara D’Oeste, uma cidade de pouco mais de 13 mil habitantes, terão contato com uma comunidade que cresceu junto da presença dos Irmãos, presentes no município desde 1968. Além da presença do Centro Marista de Juventudes, um espaço marista que acolhe os jovens da região e da Província e receberá os participantes da Missão.
Dentro do cronograma do evento, estão previstas as seguintes ações:
- Revitalização de espaços públicos
- Atuação em parceria com o CRAS local
- Oficinas no CMJ
- Copa das Juventudes
- Arraial da Missão
- Expressões de espiritualidade
Ir. Henri Vergès
O Ir. Henri Vergès nasceu na França, em 1930, onde se tornou religioso marista e fez seus estudos. Foi na Argélia, no entanto, que ele exerceu sua missão, vivendo por 25 anos. Ele teve grande atuação como educador e evangelizador, trabalhando em escolas, como professor de matemática, francês e fundando uma biblioteca.
Em 1994, com um momento politicamente tenso na Argélia, O Ir. Henri e a Irmã Paule-Helene foram martirizados em um ataque extremista. Já no ano de 2018, o Vaticano reconheceu o Irmão como beato. Sua trajetória segue inspirando a todos os maristas que prezam pela educação de qualidade e pelo trabalho missionário.
Confira o vídeo abaixo, com expectativas dos jovens para a Missão Universitária:
Ver essa foto no Instagram