Aconteceu entre os dias 6 e 13 de julho, em Itapejara D’Oeste (região sudoeste do Paraná), a Missão Universitária Ir. Henri Vergés. O encontro, dedicado a alunos e ex-alunos da PUCPR, busca contribuir no processo de educação para a solidariedade entre os participantes e a comunidade envolvida. As atividades aconteceram em ações com as crianças, idosos, revitalizações de espaços públicos e visitas missionárias aos moradores.

Para o Ir. Benê Oliveira, Superior Provincial da PMBCS, hoje existe uma crise de solidariedade entre as pessoas. Ele ressalta a atitude dos universitários da PUCPR com os trabalhos solidários. “Oxalá, os jovens universitários incorporem em si a solidariedade não como um ato pontual, mas como atitude contínua, o que os tornará mais humanos, cristãos e maristas de Champagnat. Depois dessa experiência, o que deve contar para eles não deverá ser o lucro e a competição; mas a vida, a solidariedade, a interdependência, o cuidado uns dos outros, de todos, do mundo, quais valores que estão salvando vidas e a humanidade”.

O Ir. Rogério Mateucci, Reitor da PUCPR, ressalta o papel formativo da PUCPR no lado profissional e pessoal dos estudantes. “A PUCPR pensa uma formação não somente de qualidade técnica, mas de muita qualidade humana; e, com esse encontro, queremos fornecer uma formação melhor aos nossos estudantes, uma formação integral”.

Atividades

Os jovens chegaram no dia 6 e foram recebidos pela organização do evento e a coordenação do CMJ. O Centro Marista de Juventudes foi o espaço que acolheu os missionários, proporcionando o encontro com um local propício para as juventudes. O Ir. Bruno Marcondes, Diretor do CMJ, ressalta que os trabalhos de articulação acontecem desde o início do ano. “A Missão Universitária acontecer em parceria com o CMJ é de grande importância, por dar sentido e significado à existência a ele. Esse espaço só tem sentido quando o jovem está presente e está dando vida ao espaço”.

Além do Ir. Bruno Marcondes, estiveram presentes na Missão Universitária os Irmãos Edmundo Pina, José Augusto Wendler, Miguel Ribeiro, Rogério Mateucci e Sadi Cella. O Ir. Sadi ressalta a importância da presença dos Irmãos neste evento com os jovens vindos da PUCPR. “Tanto para mim como para os demais Irmãos, a Missão anima nossa vocação justamente porque é o foco central do nosso carisma marista, que é a juventude”. A etapa do aspirantado dos Irmãos acontece em Itapejara D’Oeste.

No segundo dia, as atividades iniciaram com um momento de espiritualidade. Após, houve uma caminhada pela cidade para conhecer o território.

Lisiê Bicalho já se formou em Medicina e voltou a participar de uma Missão Universitária depois de alguns anos. Ela relata que acha importante o retorno do contato com os jovens e o resgate dos valores Maristas. “É ver a realidade de uma outra forma, conectar de novo com os princípios da PUCPR, que vem muito ao encontro aos meus princípios de olhar o ser humano como um todo da Medicina”, conclui.

Em seguida, os jovens tiveram um momento de uso do material do Centro Marista de Defesa da Infância sobre revelação espontânea.

missão universitária

Pela tarde, aconteceu uma formação sobre a realidade das famílias que receberam os voluntários, da cidade e de como lidar com várias situações que acontecem durante a semana de atividades

Ao final do dia, os jovens participaram de celebração eucarística na catedral de Itapejara D’Oeste. No encerramento da missa, os voluntários foram distribuídos em famílias da comunidade.

No terceiro dia teve início as atividades práticas da missão, com a revitalização de uma das praças da cidade e do Centro Catequético do Bairro Fênix. Na praça, os bancos e escadas foram pintados, além do plantio de mudas de árvore e a doação de um banco. Com relação ao Centro Catequético, fez-se nova pintura, as paredes foram coloridas e o entorno limpo. Essas atividades aconteceram de segunda a quinta-feira. Houve também, ao longo dos dias, atividades recreativas com as crianças, ocorridas no espaço do Centro Marista de Juventudes.

Na sexta-feira, pela manhã, os missionários fizeram um retiro itinerante de 7km, entre a Capela Nossa Senhora de Fátima e a Gruta Nossa Senhora de Lurdes. Houve momentos de reflexão e partilhas sobre como foi a semana de atividades. Pela noite, aconteceu uma festa junina entre os missionários e as famílias que os acolheram.

Fechando a Missão Universitária, o sábado contou com um momento de partilha final, onde os missionários puderam refletir e compartilhar com todos o significado e experiências que foram vividas pela semana. Ainda houve uma missa, presidida pelo Bispo da Diocese de Palmas – Francisco Beltrão, Dom Edgar Xavier Ertl.

Avaliação

missão universitáriaComo destaque da semana de Missão, Guilherme Gardemann, que é aluno de Engenharia Mecânica na PUCPR, sentiu-se surpreso de início e grato pelo acolhimento das famílias de Itapejara D’Oeste que receberam os missionários em suas residências. “A gente da cidade grande não pensa por exemplo em tomar um café com calma, olhar para a janela e ver toda aquela paisagem. Então viver essa experiência me marcou bastante”.

Verônica Fernandes, aluna de Publicidade da PUCPR, também destaca a vivência dessa semana de solidariedade. “Eu acho que foi uma experiência única, que fez abrir meus olhos para muitas situações que a gente não viveria nas nossas vidas cotidianas lá de Curitiba. Acho que é muito importante para todas as pessoas fazerem esse tipo de formação de voluntariado”.

Expectativas

Após a semana de Missão, os jovens foram incentivados a continuarem em suas realidades com ações solidárias e em prol da casa comum. O incentivo se reflete na declaração do Bispo da Diocese de Palmas – Francisco Beltrão, Dom Edgar Xavier, que “existe dentro da Igreja uma expressão muito rica e de fundamental importância, que é ‘jovem evangelizando jovem’. Essa é a grande missão! A linguagem do jovem, a criatividade, a inteligência, a sabedoria, o contato, o encontro dos jovens com outros jovens são de grande importância na evangelização”, exortou.

Confira a matéria produzida com os Irmãos e participantes da Missão Universitária, feita pela TV Sudoeste: