Quando falamos em chamados de Deus, o que vem à mente? Em um primeiro momento, tendemos a imaginar um fato grandioso. Ou uma mensagem transmitida por alguma autoridade religiosa. Mas nem sempre é assim. 

Da mesma maneira como Deus conhece nossas diferenças, Ele também tem um modo particular de tocar cada pessoa. Pode ser por meio da Bíblia, durante uma conversa, diante de uma obra de arte, no silêncio ou numa sinfonia… Ou seja, o chamado pode estar em um momento do cotidiano.

É sobre isso que trata o e-book “A música da minha vida: canções que despertaram a minha vocação Marista”. Em síntese, são cinco histórias inspiradoras de como a música embalou o processo de discernimento vocacional. Principalmente, despertando ou reforçando o chamado para a vocação de ser Irmão Marista.

Música e Vocação_Papa Francisco

Um e-book, muitos ritmos

Sem dúvida, a obra elaborada pela equipe de Animação Vocacional da PMBCS é um exemplo de diversidade. Uma música diferente da outra. Significados despertados e fortalecidos pelas circunstâncias de épocas e contextos distintos.

Mesmo assim, os diversos ritmos e batidas musicais fizeram com que os caminhos do Ir. Anacleto Peruzzo, Ir. José Aderlan, Ir. Márcio Henrique, Ir. Sadi Cella e Ir. Tiago Fedel se encontrassem de alguma forma. Juntos pela missão marista

Músicas que trazem lembranças e esperança

Um deles, por exemplo, relembra tempos de caminhada no meio rural ao som de Heavy Metal, com guitarras solando, bateria e contrabaixo. E releva uma bela mensagem de esperança em um rock americano.

Para outro Irmão, embora a escolha de uma única música tenha sido bem difícil, a mensagem contida na canção (referente ao sim de nossa Boa Mãe) não poderia deixar mais clara a vocação para servir a Deus do jeito de Maria. 

Na memória de outro personagem do livro, foi o canto, a muitas vozes, de um hino de envio de um Irmão da mesma comunidade para ser missionário que ficou guardado como um momento muito especial. E que, inegavelmente, fez florescer a vontade que existia desde de criança. Ir ao mundo e fazer o bem.

Caçador de si mesmo, um dos Irmãos encontrou na MPB um incentivo para a busca por autoconhecimento. Sobretudo para a compreensão de suas forças e fraquezas, a fim de responder ao chamado divino para seu potencial.

E pagode que fala de perseverança, de valorização das origens e gratidão a Deus? Temos no e-book também! Letra e ritmo contagiantes, que muitas vezes serviram de consolo para um Irmão descobrindo seu caminho, longe da cidade natal.

Conheça as histórias

Então, conseguiu ligar os pontos com essas dicas? Você é capaz de adivinhar que notas musicais fizeram parte da trilha sonora de cada uma dessas trajetórias vocacionais? 

>>> Para sanar a curiosidade e se inspirar, acesse o e-book aqui.

Por fim, te convidamos também a pensar em sua música preferida. Ou naquela a que você recorre quando quer acalentar seu coração. Ou, ainda, que marcou algum período decisivo em sua vida.

Que melodia lhe vem à cabeça? Certamente, é uma canção carregada de significado. Ainda que seja de um modo muito particular e somente seu.